Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17202
Tipo do documento: Artigo
Título: Mobilizando saberes da experiência na formação do professor polivalente: notas preliminares
Autor: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: O presente texto busca apontar elementos para a discussão do impacto e importância dos saberes da experiência para a sustentação da prática do (a) professor(a) polivalente, especialmente, das séries iniciais do ensino fundamental. Para tanto, se baseia em um diagnóstico realizado junto às acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás acerca de suas percepções, orientações, portanto saberes, sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental com destaque à comparação entre o ensino nos dias atuais e aquele de que quando foram estudantes nesse nível de ensino. Resultado preliminares apontam que as acadêmicas anunciam que o ensino de Língua Portuguesa que se recordam não satisfez as necessidades à época, deve ser repensado, contextualizado, mas não conseguem indicar possibilidades de superação desse processo, cabendo, portanto, a possibilidade desses saberes da experiência interferirem em sua futura prática docente.
Abstract: This paper aims to point elements for the discussion of the impact and importance of the knowledge from experience for the sustentation of the polyvalent teacher’s practice, especially of the initial series of elementary school. In order to do so, it is based on a diagnosis of students from the course of Pedagogy of the Federal University of Goiás regarding their perceptions, orientations, therefore their knowledge, concerning the Portuguese Language teaching in elementary school, with focus on the comparison between the current teaching and that from when they were students in that level. Preliminary results leads one to state that the students announce that the Portuguese language teaching they recall did not accommodate their needs at that time, it must be rethought and contextualized, but they are not able to indicate possibilities of overcoming that process, existing, therefore, the possibility of that knowledge from experience interfere in their future educational practice.
Palavras-chave: Professor polivalente
Língua Portuguesa
Saberes docentes
Polyvalent teacher
Portuguese language
Educational knowledge
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: OLIVIERA, Camila Alberto Vicente de. Mobilizando saberes da experiência na formação do professor polivalente: notas preliminares. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 5, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20422/19180>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i5.514
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i5.514
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17202
Data de publicação: Dez-2008
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Camila Alberto Vicente de Oliveira - 2008.pdf72,66 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons