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Tipo do documento: Artigo
Título: Arquitetura e espaço escolar na produção de subjetividades
Autor: Raimann, Elizabeth Gottschalg
Raimann, Cristiane
Resumo: A discussão em torno da cidade contemporânea se torna instigante na medida em que considerada artefato cultural pode ser analisada pelas práticas da sociedade capitalista enquanto uma “arte das distribuições”. Nesse viés, esta sociedade é disciplinar e a sua arquitetura pode determinar e separar os espaços nos quais os indivíduos devem viver e trabalhar, produzindo discursos e práticas de subjetivação por meio de uma tecnologia especifica desenvolvida por estratégia de controle social. Objetiva-se problematizar a escola enquanto arquitetura e espaço que ocupa no tecido urbano na produção de discursos e práticas. A análise deu-se a partir da observação de uma escola municipal localizada no interior de Goiás. As descrições do espaço embasadas nas contribuições de Foucault buscam referências para estabelecer como se efetivam relações de poder-saber, como as arquiteturas das instituições da sociedade disciplinar viabilizam alguns dispositivos que objetivam a disciplinarização. Assim, além de conteúdos e práticas desenvolvidas no interior da escola, o aspecto da arquitetura escolar e o espaço ocupado na cidade contribuem na produção de sujeitos, subjetivando-os e adequando-os à sociedade capitalista.
Abstract: The discussion on the contemporary city has become stimulating in that, considered a cultural artifact, it can be analysed by the practices of the capitalistic society as an “art of distributions”. Under this point of view, this society is disciplined and its architecture may determine and separate spaces at which the individuals must live and work, producing discourses and subjectivation practices through a specific technology developed by social control strategy. The aim of this paper is to problematise the school as architecture and space that it occupies in the urban tissue when producing discourses and practices. The analysis was carried out from the observation of a municipal school located in the countryside of Goiás. The descriptions of space based on the contributions of Foucault search for references in order to determine how the relationships of power-knowing are put into effect, how the architectures of the institutions from the disciplined society make feasible some mechanisms which aim at disciplinarization. Thus, besides the contents and practices developed inside the school, the aspect of the school architecture and the space occupied in the city contribute to the production of subjects, subjectivating them and adjusting them to the capitalistic society.
Palavras-chave: Arquitetura
Espaço escolar
Produção de subjetividades
Architecture
School space
Production of subjectivities
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: RAIMANN, Elizabeth Gottschalg; RAIMANN, Cristiane. Arquitetura e espaço escolar na produção de subjetividades. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 5, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20418/19176>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i5.527
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i5.527
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17203
Data de publicação: Dez-2008
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