Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17207
Tipo do documento: Artigo
Título: Contribuições do curso de pedagogia na formação dos professores de educação infantil
Autor: Lima, Laís Leni Oliveira
Resumo: Este artigo propõe refletir as contribuições do curso de Pedagogia na formação do profissional para atuar na Educação Infantil (EI). Partimos do entendimento que uma Pedagogia da EI caracteriza-se por sua especificidade no âmbito da Pedagogia, uma vez que esta está ligada com a prática educativa num sentido mais amplo. Entretanto, em sua trajetória, não tem contemplado uma especificidade para a educação de crianças menores de seis anos2. Entendemos que se faz necessário garantir uma política de formação de toda uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que forme pedagogos para a EI, que vai de contramão com essas políticas neoliberais, tão em moda na sociedade contemporânea. A produção científica da EI certamente estará contribuindo para uma Pedagogia da infância pertinente aos seus futuros educadores.
Abstract: This article proposes to reflect upon the contributions of a Graduate Course in Early Years Education towards the formation of professionals who will work in this area. We assume that such a Graduate Course is characterized by its specific subjects within the course, as it is directly linked to the practice of education in a broader understanding. However, historically this course has not been aimed specifically at the education of children below 6 years of age.3 We understand that it is necessary to initiate and stress the importance of the formation of a specific educational policy for all public, free and good quality universities, which will help to achieve a formal level of education for those working within Early Years Education. This goes directly against neo-liberal political thinking, which is fashionable in contemporary society. The scientific production of Early Years Education will certainly contribute to a Graduate Course in this field which will be pertinent to future educators.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação infantil
Pedagogia da infância
Estágio
Teacher education and formation
Early years education
Teaching practice
Trainingship
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: LIMA, Laís Leni Oliveira. Contribuições do curso de pedagogia na formação dos professores de educação infantil. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 3, jan./jul. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20407/19159>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i3.201
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i3.201
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17207
Data de publicação: Jul-2007
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Laís Leni Oliveira Lima - 2007.pdf160,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons