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Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino fundamental de nove anos em Goiás: primeiras aproximações
Autor: Raimann, Elizabeth Gottschalg
Resumo: A ampliação do ensino fundamental para nove anos tem seu amparo legal na Lei n° 11.270 de 6 de fevereiro de 2006 que alterou os artigos 29,30, 32 e 87 da LDB 9.394/96. O Estado de Goiás antecipou-se a essa ampliação em 2004 e com a Resolução CEE nº 258/2005 a regulamentou no Sistema Educativo de Goiás. A Secretaria Estadual de Educação, por sua vez, viabilizou a proposta dessa reorganização implantando em sua rede o Projeto Aprender. Este trabalho tem por objetivo trazer algumas reflexões iniciais sobre o Projeto e suas implicações quanto ao trabalho docente. A metodologia da pesquisa pauta-se na análise documental. As reflexões iniciais apresentam a proposta de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos pelo governo federal. Em seguida, o Projeto Aprender e, por último, algumas problematizações a cerca do trabalho docente, considerando que os diferentes setores envolvidos na efetivação do Projeto Aprender produzem discursos que pretendem se tornar regimes de verdade, interferindo na constituição identitária dos professores. Esses discursos geram uma realidade material falada ou escrita, produzindo efeitos, fabricando os professores, determinando-lhes o que são e o que devem ser, levando-os a reconstruírem sua identidade e performance.
Abstract: The Elementary and Junior High Schools increase to a nine-year length has legal support in the Law 11.270 dated 6th of February 2006 that altered the clauses 29, 30, 32 and 87 in the LDB 9.394/96. The state of Goiás did this increase in advance in 2004 and regulated it in the state educational system with the Resolution CEE 258/2005. The State Department of Education, for its part, made the proposal of this organization practical by implanting in its school chain the “Projeto Aprender”. This work aims to bring some initial reflections on this “Projeto” and its implications for the teaching work. The research methodology rules through the documental analysis. The initial reflections present the proposal of increasing Elementary and High School to a nine-year length by the Federal Government. Afterwards, the “Projeto Aprender” and, at last, some problematizations on the teaching work, considering that the different sectors involved in the accomplishment of the “Projeto Aprender” produce discourses that intend to become truth regime, interfering in the teachers’ identitary constitution. These discourses develop a spoken or written material reality, forming effects, fabricating teachers, and making them who they are and who they must be, leading them to rebuild their identity and performance.
Palavras-chave: Política educacional
Ensino fundamental de nove anos
ProjetoaAprender
Educational politics
Elementary and junior high school in a nine-year length
“Projeto aprender”
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: RAIMANN, Elizabeth Gottschalg. O ensino fundamental de nove anos em Goiás: primeiras aproximações. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 3, jan./jul. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20412/19165>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i3.209
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i3.209
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17208
Data de publicação: Jul-2007
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