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dc.creatorRaimann, Elizabeth Gottschalg-
dc.date.accessioned2019-03-01T14:04:20Z-
dc.date.available2019-03-01T14:04:20Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.identifier.citationRAIMANN, Elizabeth Gottschalg. O ensino fundamental de nove anos em Goiás: primeiras aproximações. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 3, jan./jul. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20412/19165>.pt_BR
dc.identifier.issne- 1807-9342-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17208-
dc.description.abstractThe Elementary and Junior High Schools increase to a nine-year length has legal support in the Law 11.270 dated 6th of February 2006 that altered the clauses 29, 30, 32 and 87 in the LDB 9.394/96. The state of Goiás did this increase in advance in 2004 and regulated it in the state educational system with the Resolution CEE 258/2005. The State Department of Education, for its part, made the proposal of this organization practical by implanting in its school chain the “Projeto Aprender”. This work aims to bring some initial reflections on this “Projeto” and its implications for the teaching work. The research methodology rules through the documental analysis. The initial reflections present the proposal of increasing Elementary and High School to a nine-year length by the Federal Government. Afterwards, the “Projeto Aprender” and, at last, some problematizations on the teaching work, considering that the different sectors involved in the accomplishment of the “Projeto Aprender” produce discourses that intend to become truth regime, interfering in the teachers’ identitary constitution. These discourses develop a spoken or written material reality, forming effects, fabricating teachers, and making them who they are and who they must be, leading them to rebuild their identity and performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental de nove anospt_BR
dc.subjectProjetoaAprenderpt_BR
dc.subjectEducational politicspt_BR
dc.subjectElementary and junior high school in a nine-year lengthpt_BR
dc.subject“Projeto aprender”pt_BR
dc.titleO ensino fundamental de nove anos em Goiás: primeiras aproximaçõespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA ampliação do ensino fundamental para nove anos tem seu amparo legal na Lei n° 11.270 de 6 de fevereiro de 2006 que alterou os artigos 29,30, 32 e 87 da LDB 9.394/96. O Estado de Goiás antecipou-se a essa ampliação em 2004 e com a Resolução CEE nº 258/2005 a regulamentou no Sistema Educativo de Goiás. A Secretaria Estadual de Educação, por sua vez, viabilizou a proposta dessa reorganização implantando em sua rede o Projeto Aprender. Este trabalho tem por objetivo trazer algumas reflexões iniciais sobre o Projeto e suas implicações quanto ao trabalho docente. A metodologia da pesquisa pauta-se na análise documental. As reflexões iniciais apresentam a proposta de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos pelo governo federal. Em seguida, o Projeto Aprender e, por último, algumas problematizações a cerca do trabalho docente, considerando que os diferentes setores envolvidos na efetivação do Projeto Aprender produzem discursos que pretendem se tornar regimes de verdade, interferindo na constituição identitária dos professores. Esses discursos geram uma realidade material falada ou escrita, produzindo efeitos, fabricando os professores, determinando-lhes o que são e o que devem ser, levando-os a reconstruírem sua identidade e performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v1i3.209-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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