Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17211
Tipo do documento: Artigo
Título: Do método do conhecimento calculado as competências e representações do trabalho docente
Autor: Medeiros, Enderson
Magalhães, Sônia Maria de
Resumo: Discute e critica as práticas discursivas da representação do trabalho docente abordando sua construção dentro do espaço acadêmico. Destaca os procedimentos desta construção como resultado do que se denomina “método do conhecimento calculado” e ressalta a dinâmica do ensino e aprendizagem no âmbito das competências. Reflete questões de disciplina e ensino de história fazendo uma abordagem direta com a produção científica enumerando critérios que determinam o excesso de práticas discursivas provocados diretamente pela ditadura produtivista do academicismo. Acrescenta que as práticas discursivas estão mais ligadas a um sentimento de pesquisa e mérito cientifico do que ações propriamente efetivas, e que toda representação do trabalho docente esta amarrada num processo produtivo de cadeias científicas que resume o “método do conhecimento calculado”. Finaliza, enfatizando a necessidade de uma simetria eficaz entre o discurso e prática que seja capaz de ensejar que o reconhecimento da representação do trabalho docente não esteja na pobreza do discurso, mas na riqueza das práticas.
Abstract: Discute e critica as práticas discursivas da representação do trabalho docente abordando sua construção dentro do espaço acadêmico. Destaca os procedimentos desta construção como resultado do que se denomina “método do conhecimento calculado” e ressalta a dinâmica do ensino e aprendizagem no âmbito das competências. Reflete questões de disciplina e ensino de história fazendo uma abordagem direta com a produção científica enumerando critérios que determinam o excesso de práticas discursivas provocados diretamente pela ditadura produtivista do academicismo. Acrescenta que as práticas discursivas estão mais ligadas a um sentimento de pesquisa e mérito cientifico do que ações propriamente efetivas, e que toda representação do trabalho docente esta amarrada num processo produtivo de cadeias científicas que resume o “método do conhecimento calculado”. Finaliza, enfatizando a necessidade de uma simetria eficaz entre o discurso e prática que seja capaz de ensejar que o reconhecimento da representação do trabalho docente não esteja na pobreza do discurso, mas na riqueza das práticas.
Palavras-chave: Educação
Trabalho docente
Produção cientifica
Education
Teaching work
Scientific production
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: MEDEIROS, Enderson; MAGALHÃES, Sônia Maria de. Do método do conhecimento calculado as competências e representações do trabalho docente. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 6, jan./jul. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20355/19193>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.624
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.624
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17211
Data de publicação: Jul-2009
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Enderson Medeiros - 2009.pdf235,02 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons