Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17212
Tipo do documento: Artigo
Título: Novos espaços de elaboração de significados: a utilização das ferramentas culturais na formação inicial de professores de química
Autor: Ribeiro, Eveline Borges Vilela
Benite, Cláudio Roberto Machado
Benite, Anna Maria Canavaro
Almeida, Almeida
Resumo: O investimento nas políticas de formação de professores de ciências, assim como sua adaptação às novas realidades e tecnologias é primordial, já que é o professor, a priori, o elemento fundamental para a mudança de mentalidade e atitude de seus alunos. Assim, são propostas discussões conceituais entre professores em formação em um ambiente virtual na plataforma Moodle sobre temas previamente escolhidos pelo professor da disciplina de Didática. Percebeu-se que as novas mídias podem auxiliar na construção do conhecimento dos estudantes e motivá-los a expandir suas pesquisas e leituras científicas. Iniciativas como essa tendem a facilitar a comunicação e interação entre professores e alunos.
Abstract: The investment policies of training of science teachers, as well as their adaptation to new realities and technologies is essential, as is the teacher, inittialy, a key element in the change of mentality and attitude of their students. Thus, are proposals conceptual discussions among teachers in training in a virtual environment (Moodle) on topics previously chosen by the teacher of Didactic. It was noted that new media can help build students's knowledge and motivate them to expand their research and scientific readings. Such initiatives tend to facilitate communication and interaction between teachers and students.
Palavras-chave: Formação de professor
Tecnologias de informação e comunicação
Ferramentas culturais
Teacher training
Technology of information and communication
Cultural
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: RIBEIRO, Eveline Borges Vilela; BENITE, Cláudio Roberto Machado; Benite, Anna Maria Canavaro; ALMEIDA, Sara. Novos espaços de elaboração de significados: a utilização das ferramentas culturais na formação inicial de professores de química. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 7, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20390/19196>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i7.922
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i7.922
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17212
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eveline Borges Vilela-Ribeiro - 2009.pdf249,9 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons