Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17216
Tipo do documento: Artigo
Título: A interação verbal na aula de português: o exercício da linguagem na sala de aula
Autor: Silva, Sílvio Ribeiro da
Resumo: Contando com o apoio teórico da concepção dialógico-discursiva de interação, pretendo, neste artigo, mostrar parte do que os alunos de uma série do Ensino Fundamental (4º ciclo) se apropriam da interação verbal entre eles e a professora numa aula de redação. Minha intenção é observar se, no texto escrito, é possível perceber marcas da interação verbal ocorrida entre os alunos e a professora, observando de que forma ela encaminha a interação verbal. A hipótese com a qual trabalho é a de que os alunos se apropriam do que foi enunciado durante a interação verbal ocorrida com a professora e que isso será mostrado no texto escrito. Minha preocupação com a interação na aula de Português vai ao encontro das palavras de Moita Lopes (1996), quem diz que na interação se aprende ou se constrói o conhecimento de uma maneira mais eficaz, pois a colaboração dinamiza a aprendizagem e favorece a mudança.
Abstract: Using the theoretical support of the dialogic discourse concept of interaction, the aim of this article is to show part of what the students of an Elementary School (4th grade) appropriate from the verbal interaction between themselves and their teacher in a composition lesson. I intend to investigate whether it is possible to see, in the written text, any marks of the verbal interaction occurred between the students and the teacher, observing the form in which the latter guides this interaction. The hypothesis behind this work is that the students appropriate what was stated during the verbal interaction occurred with the teacher and that this will be shown in the written text. My concern with interaction in the Portuguese class matches Moita Lopes’ (1996) words, as he says that in interaction one learns or builds knowledge in a more effective way, due to the fact that collaboration makes learning more dynamic and favors changes.
Palavras-chave: Interação
Ensino-aprendizagem
Sala de aula
Interaction
Teaching/learning
Classroom
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SILVA, Sílvio Ribeiro da. A interação verbal na aula de português: o exercício da linguagem na sala de aula. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 6, jan./jul. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20346/19182>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.623
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i6.623
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17216
Data de publicação: Jul-2009
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo -Sílvio Ribeiro da Silva - 2009.pdf413,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons