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Tipo do documento: Artigo
Título: Tratamento de feridas: uma contribuição para o ensino-aprendizado
Autor: Pereira, Ângela Lima
Silva, Rosângela Maria Pereira
Silva, Marcela Martins da
Rezende, Wender Lopes
Pereira, Adriana Lima
Lima, Eunice Cabral
Ribeiro, Daiana Bueno
Resumo: A complexidade do processo de avaliação e tratamento de feridas pode desencadear sentimentos de insegurança por parte de profissionais inexperientes. Isto é comum entre estudantes de enfermagem, durante o processo de aprendizado do tema. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção do graduando de enfermagem acerca do processo de ensino/aprendizagem do tratamento de feridas. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, realizado em uma Universidade Privada, em Goiânia, Goiás. Para o grupo pesquisado, o significado do tratamento de feridas esteve relacionado ao cuidado de enfermagem enquanto prática profissional, que favorece a diminuição do sofrimento, prevenção de complicações e consequente cura, não somente tecidual, mas também “estética” e psicológica do portador da ferida. Os fatores apresentados como facilitadores do processo de ensino foram, principalmente, a orientação de professor capacitado, uso de estratégias de ensino eficazes que associava teoria e prática. Três fatores foram apontados como dificultadores do processo de ensino: falta de associação teoria e prática, carga horária prática insuficiente, falta de recursos materiais e estrutura física adequada. Desta forma, as Instituições que oferecem o curso de enfermagem precisam preocupar-se em oferecer: estrutura que favoreça o processo de ensino, e professores capacitados.
Abstract: The complexity of the process of evaluation and treatment of wounds can trigger feelings of insecurity on the part of inexperienced. This is common among nursing students during the learning process of the subject. This study aimed to assess the perception of nursing about the teaching and learning of the treatment of wounds. It is descriptive exploratory study was conducted in a private university in Goiânia, Goiás to the research group, the significance of wound treatment was related to nursing care as a professional practice, which favors the reduction of suffering, prevention complications and cure, not only tissue but also "aesthetic" and the bearer of psychological wound. The factors presented as facilitators of the teaching process were mainly the guidance of trained teachers, use of effective teaching strategies that combined theory and practice. Three factors were identified as hindering the teaching process: lack of association theory and practice, practice workload, lack of material resources and appropriate physical structure. Thus, the institutions that offer nursing program need bother to offer: the structure that favors the process of learning, and qualified teachers.
Palavras-chave: Ensino- aprendizado
Tratamento de feridas
Graduando de enfermagem
Teaching and learning
Wound care
The nursing student
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: PEREIRA, Ângela Lima; SILVA, Rosângela Maria Pereira; SILVA, Marcela Martins da; REZENDE, Wender Lopes; PEREIRA, Adriana Lima; LIMA, Eunice Cabral; RIBEIRO, Daiana Bueno. Tratamento de feridas: uma contribuição para o ensino-aprendizado. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 9, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20362/19209>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i9.1095
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i9.1095
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17220
Data de publicação: Dez-2010
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