Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17221
Tipo do documento: Artigo
Título: Percepção de graduandos de enfermagem acerca do processo de ensino-aprendizado das teorias de enfermagem
Autor: Pereira, Ângela Lima Pereira
Sousa, Tony Augusto Serejo
Lima, Eunice Cabral
Pereira, Adriana Lima
Rezende, Wender Lopes
Ribeiro, Daiana Bueno
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de caráter qualitativo, sobre o ensino-aprendizado das teorias de enfermagem que teve como objetivo geral conhecer a percepção de um grupo de graduandos de enfermagem acerca da sua experiência no processo de ensino/aprendizagem das teorias de enfermagem; constando de 10 estudantes do Curso de Enfermagem, homens e mulheres, que cursaram a disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na qual é ministrado o tema teorias de enfermagem. Os dados coletados geraram três grandes categorias, que posteriormente foram subdivididas em subcategorias que emergiram de cada uma destas, como: “Significado das Teorias de Enfermagem”, “Facilidades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”, “Dificuldades Vivenciadas Processo de Ensino-Aprendizado das Teorias de Enfermagem”. Neste trabalho encontramos algumas falas do grupo de acadêmicos pesquisados que nos remetem a uma rápida reflexão sobre a formação profissional frente às premissas já amplamente abordadas por outros pesquisadores. O referente estudo instigou algumas discussões sobre o ensino das teorias de enfermagem para acadêmicos do curso de graduação; desenvolver outros estudos, em realidades diferentes, pode ampliar o conhecimento sobre a visão dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizado desta temática, e contribuir para um entendimento maior sobre o mesmo, além de fornecer elementos que favoreçam a identificação de melhores estratégias de ensino.
Abstract: This is a descriptive exploratory study, qualitative, on the teaching-learning of nursing theories that aimed to understand the perception of a group of undergraduate nursing students about their experience in the teaching / learning of nursing theories, consisting of 10 students of nursing, men and women who were enrolled in the discipline of Nursing Care System in which the subject is taught nursing theories. The collected data yielded three major categories, which were then divided into subcategories that emerged from each of these, such as: "Meaning of Nursing Theories," "easily experience the Teaching-Learning of Nursing Theories," "Difficulties experienced Process Teaching-Learning of Nursing Theories. " In this work we find some statements of the group of academics surveyed leading us to a quick reflection on the training front of the premises already widely discussed by other researchers. The referent study prompted some discussion about the teaching of nursing theories to students of undergraduate, developing other studies in different realities, may extend the knowledge of students' views about the teaching and learning of this topic, and help a greater understanding of the same, and providers to encourage the identification of best teaching strategies.
Palavras-chave: Ensino-aprendizado
Teorias de enfermagem
Percepção
Graduando de enfermagem
Teaching and learning
Theories of nursing
Perception
The nursing student
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: PEREIRA, Ângela Lima; SOUSA, Tony Augusto Serejo; LIMA, Eunice Cabral; PEREIRA, Adriana Lima; REZENDE, Wender Lopes; RIBEIRO, Daiana Bueno. Percepção de graduandos de enfermagem acerca do processo de ensino-aprendizado das teorias de enfermagem. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 9, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20361/19208>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i9.1094
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i9.1094
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17221
Data de publicação: Dez-2010
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ângela Lima Pereira - 2010.pdf355,26 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons