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Tipo do documento: Artigo
Título: A formação continuada: por que professores da rede pública não participam de formação continuada? Algumas reflexões sobre a práxis docente
Título(s) alternativo(s): Continuing education: why teachers network service not participate in continuing education? Somes reflections on the teaching praxis
Autor: Feitosa, Claudinéia
Mendes Júnior, Josino Lucindo
Carvalho, Simone Carneiro Souza
Resumo: Este artigo analisa as construções teóricas relativas à Formação Continuada e a Práxis docente, tendo em vista o porquê do professor da rede pública não vir participando da formação continuada. Para tanto, discute: a carga horária de trabalho; como são oferecidos os cursos de formação continuada; o despreparo docente para a pesquisa como instrumento de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento no educador de uma prática pedagógica reflexiva; a concepção de formação continuada por parte dos graduandos em pedagogia, a participação em cursos, oficinas e palestras como critério de seleção na distribuição de cargos para professores da rede pública. A metodologia utilizada foi comparativa indutiva subsidiada pela técnica de entrevista dirigida por meio de questionário. Os resultados alcançados foram à constatação de uma sobrecarga de trabalho, stress da profissão, baixa remuneração, desvalorização do profissional da educação, condições precárias de trabalho, como ainda o descaso político por uma educação pública de qualidade.
Abstract: This article analyzes the theoretical constructs relating to Continuing Education and Praxis teacher in order why the public school teacher does not come from participating in continuing education. In view of why the public school teacher does not come from participating in continuing education. The discussion: the workload, are offered as continuing education courses, the lack of preparation for teaching research as a tool for teaching and learning, the development educator in a reflective teaching practice; the concept of continuous education for the undergraduates in pedagogy, participation in courses, workshops and lectures as a selection criterion in the distribution of positions for public school teachers. The methodology was comparative inductive subsidized by the technique of direct interviews using a questionnaire. The results were the finding of an increased workload, stress of the profession, low wages, the devaluation of professional education, poor working conditions, but also the political neglect of a quality public education.
Palavras-chave: Formação continuada
Ensino superior
Prática pedagógica reflexiva
Práxis docente
Continuing education
Higher education
Reflective teaching practice
Teaching praxis
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: FEITOSA, Claudinéia; MENDES JÚNIOR, Josino Lucindo; CARVALHO, Simone Carneiro Souza. A formação continuada: por que professores da rede pública não participam de formação continuada? algumas reflexões sobre a práxis docente. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 9, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20366/19213>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i9.1106
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i9.1106
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17222
Data de publicação: Dez-2010
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