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Tipo do documento: Artigo
Título: Direito desportivo: a visão dos egressos em educação física
Autor: Falqueto, Flávia Couto
Lopes, Chaysther de Andrade
Resumo: Este trabalho tem como objetivo Analisar o conhecimento que os professores egressos da Faculdade de Educação Física (FEF) do Campus Jataí (CAJ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que participam de eventos desportivos com equipes amadoras e escolares, tem do Direito Desportivo. A pesquisa foi realizada com egressos do curso de Educação Física, treinadores ou técnicos de equipes e que estão trabalhando com treinamento desportivo a nível amador com equipes escolares ou não. Os resultados desta investigação poderão contribuir na divulgação da realidade encontrada, propiciando aos futuros e aos atuais profissionais da área do desporto o acesso às informações sobre o direito desportivo e suas responsabilidades na prática de sua profissão. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo descritivo, com uma análise temática sobre o assunto. Os sujeitos foram sete professores de Educação Física, egressos do curso FEF/CAJ/UFG, que atuam em escolas públicas e particulares no município. O instrumento de pesquisa foi um roteiro de uma entrevista semi-estruturada, onde a partir dos resultados analisados, três categorias emergiram da realidade investigada: A primeira referiu-se às responsabilidades inerentes ao profissional de Educação Física, a segunda aos procedimentos e normas adotados por aqueles profissionais diante das práticas desportivas, formal e não-formal, e, a terceira abordou o conhecimento sobre o direito desportivo, o acesso a esse conhecimento e sua relevância. Foi possível constatar que o conhecimento acerca do Direito Desportivo demonstrado pelos entrevistados é baseado no senso comum.
Abstract: This paper aims to analyze the knowledge of teachers graduating from the Faculty of Physical Education (FPE) Campus Jataí (CAJ), Federal University of Goiás (UFG), participating in sporting events with amateur and school teams, namely the knowledge those teachers have concerning the Sports Law. The research was carried out with graduates of the course of Physical Education, trainers or team coaches, either who work with sports training of amateur teams with school staff or not. The results of this investigation may contribute to divulge the current situation, providing for future and current professionals in the field of sport access to information on sports law, as well as on and their responsibilities in the practice of their profession. The methodology used is of qualitative and descriptive nature, with a thematic analysis on the subject. The participants were seven physical education teachers, graduates of the course FPE / CAJ / UFG who work in public and private schools in the city. The research instrument was a script for a semi-structured interview, and based on the results analyzed three categories emerged from the situation investigated: the first one regards the responsibilities inherent to professional physical education, the second one has to do with the procedures and standards adopted by those professionals concerning sporting activities, formal and non-formal, and the third one deals with the knowledge of sports law, access to this knowledge and its relevance. It was possible to verify that the knowledge of the Sports Law demonstrated by interviewees is based on common sense.
Palavras-chave: Direito desportivo
Educação física
Legislação
Sports law
Physical education
Legislation
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: FALQUETO, Flávia Couto; LOPES, Chaysther de Andrade. Direito desportivo: a visão dos egressos em educação física. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 8, n. 1, jan./jul. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/41567/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v6i1.41567
Identificador do documento: 10.5216/rir.v6i1.41567
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17225
Data de publicação: Jul-2010
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