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Tipo do documento: Artigo
Título: “Fessora, não tem internet, não?”- o uso do computador, sem internet, como um recurso no ensino de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): “Teacher, there’s no internet?” – the use of computer, without internet, as a resource in english language teaching
Autor: Silva, Angelita Duarte da
Oliveira, Eliane Carolina de
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu que tem como tópico o uso do computador em aulas de língua estrangeira – inglês – na rede oficial de ensino de Goiás. Para realizar a investigação, foi conduzido um estudo de caso com um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, cujo objetivo foi verificar as possibilidades de uso do computador como um recurso no ensino da língua inglesa sem, necessariamente, estar interligado à internet. Este trabalho está embasado teoricamente em autores como Vygotsky (1998, 2001), do qual utilizamos a teoria sociointeracionista e, em relação ao uso do computador no ensino, buscamos apoio em autores como Moran (1995), Masetto (2000), Behrens (2000), Paiva (2008), entre outros. Os resultados apontam que, de fato, não só podemos realizar um bom trabalho utilizando o computador mesmo sem o uso da internet durante as aulas, como também oportunizar aos alunos o contato com esse recurso e motivá-los a aprender a língua inglesa.
Abstract: This article is part of a study carried out in a Lato Sensu post-graduate course. It focuses on the use of computers in foreign language classes – English – in the official teaching network of Goiás. To carry out the investigation, we conducted a case study in a state school with a group of high school students in the 2nd year. Our aim was to investigate the possibilities of using the computer as a resource in English teaching without necessarily being connected to the internet. This work is theoretically based on authors such as Vygotsky (1998), from whom we use the sociointeractionist theory. Regarding the use of computers in education, we have the support of authors such as Moran (1995), Masetto (2000), Behrens (2000) and Paiva (2008), among others. The results show that, in fact, not only can we carry out good work by using the computer without internet connection, but we can also provide the students with opportunities to be in contact with this device and motivate them to learn the foreign language as well.
Palavras-chave: Computador e educação
Sociointeracionismo e aprendizagem de língua estrangeira
Computer and education
Socialinteractionist theory
Foreign language learning
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SILVA, Angelita Duarte da; OLIVEIRA, Eliane Carolina de. “Fessora, não tem internet, não?”- o uso do computador, sem internet, como um recurso no ensino de língua inglesa. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 10, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20431>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i10.1162
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i10.1162
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17249
Data de publicação: 2011
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