Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17253
Tipo do documento: Artigo
Título: Práticas de ensino na educação física escolar: realidades e perspectivas para a formação
Autor: Lopes, Chaysther de Andrade
Agrícola, Nestor Persio Alvim
Macêdo, Keila Márcia Ferreira de
Resumo: O presente artigo trata de uma pesquisa realizada com os professores de Educação Física escolar da rede pública na região sul de Goiás, com o propósito de verificar e analisar os elementos que compõem a prática pedagógica e seu referencial predominante. Dentre as variáveis do processo didático, foram identificadas três: objetivos e finalidades; estratégias e conteúdos; avaliação e ancoragem. A prática pedagógica encontra-se em processo de transformação. Essa transitoriedade diz respeito à passagem do paradigma técnico desportivo para a orientação progressista e configura-se, neste momento, como ação confusa, contraditória e ambígua.
Abstract: This article comes to a search performed with physical education teachers in public school in the south of Goiás, in order to verify and analyze the elements of his pedagogical practice and prevalent referential. Among the variables of the didactic process, were identified three: goals and objectives, strategies and content, evaluation and anchoring. The pedagogical practice is in the transformation process. This transience concerns to passage of techno sports for progressive orientation and is configured at this time, as the confusing, contradictory and ambiguous action.
Palavras-chave: Didática multidisciplinar
Finalidades
Educação física escolar
Multidisciplinary curriculum
Purposes
School physical education
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: LOPES, Chaysther de Andrade; AGRÍCOLA, Nestor Persio Alvim; MACÊDO, Keila Márcia Ferreira de. Práticas de ensino na educação física escolar: realidades e perspectivas para a formação. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 10, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20426>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i10.1138
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i10.1138
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17253
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Chaysther de Andrade Lopes - 2011.pdf487,38 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons