Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17260
Tipo do documento: Artigo
Título: Aula diferenciada: manual pedagógico alternativo para o ensino de ciências no 8º ano do ensino fundamental
Autor: Rezende, Sueisla Lopes
Rezende, Wender Lopes
Melo, Fabiana Cristina Silveira Alves de
Paulino, Valquíria Coelho Pina
Resumo: Antes o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, mesmo já existindo esforços de renovação. Com a influência do movimento Escola Nova, foram surgindo novas propostas para a renovação do ensino de Ciências. As variações de modalidades didáticas podem ampliar possibilidades de aprendizagem no ensino de ciências, pois pode atrair e interessar os alunos, atendendo às suas diferenças individuais. De acordo com Krasilchik (2008), qualquer curso deve incluir uma diversidade de modalidades didáticas, pois cada situação exige uma solução própria. Para o professor, quase não existem recursos disponíveis para que ele possa ministrar aulas diferenciadas, o que acaba acarretando em falta de motivação e vontade de aprender dos alunos. O interesse pelo assunto surgiu a partir da vivência, durante a realização do estágio supervisionado, da dificuldade dos professores em trabalhar os conteúdos de ciências de forma prática. Foram elaboradas 25 aulas diferenciadas. Através da seleção de conteúdos específicos trabalhados no conteúdo de Ciências do 8o ano do ensino fundamental, foi elaborado um manual pedagógico alternativo online com aulas diferenciadas, de forma a tornar o aprendizado mais motivante e significativo, apresentamos no presente estudo a análise da elaboração e os benefícios do uso deste manual.
Abstract: Even though the school setting was dominated by the traditional teaching, there were efforts for innovation. With the influence of the New School movement, new proposals started to emerge for the science teaching changes. The range of teaching methods could widen the learning opportunities in science education because it could attract and interest the students, taking into account their individual differences. According Krasilchik (2008), any course should include a variety of teaching methods, as each situation requires its own solution. Since there are no resources available for the teachers regularly, they cannot plan differentiated classes, which ends up causing a lack of motivation and willingness to learn from students. The interest for this study emerged from the experience during the Internship training, since I could see the teachers’ hard work for teaching the science content in a practical way. So, were prepared 25 different classes. By selecting specific Science content worked on the 8th year of elementary school, an online alternative teaching manual was prepared with specific classes in order to make learning more exciting and meaningful. We present in this paper the design and analysis of the benefits of using this manual.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Aula diferenciada
Manual pedagógico
Teaching science
Lecture differentiated
Manual pedagogical
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: REZENDE, Sueisla Lopes; REZENDE, Wender Lopes; MELO, Fabiana Cristina Silveira Alves de; PAULINO, Valquíria Coelho Pina. Aula diferenciada: manual pedagógico alternativo para o ensino de ciências no 8º ano do ensino fundamental. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 11, jan./jun. 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20337>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i11.1185
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i11.1185
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17260
Data de publicação: Jun-2011
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sueisla Lopes Rezende - 2011.pdf327,77 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons