Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17261
Tipo do documento: Artigo
Título: O uso das tecnologias no ensino fundamental: novos desafios para o professor de educação física em uma escola pública de Goiânia
Título(s) alternativo(s): The use technology at primary school: new challenges for the physical education teacher in a public school in Goiânia
Autor: Silva, Ana Maria da Conceição
Penha, Matilde Gonçalves da
Resumo: As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sem a existência desses recursos. A televisão, o vídeo game, o celular, o computador e a Internet podem ser considerados os principais exemplos. A Internet apresenta fascinantes atrativos como salas de bate-papo, redes sociais, e-mails e blogs pessoais. Como as tecnologias são trabalhadas no contexto escolar? O objetivo desta pesquisa foi verificar se os professores de Educação Física utilizam as tecnologias nas aulas do Ensino Fundamental. A Educação Física é uma disciplina concebida tradicionalmente como prática visando, a promoção da saúde através de esportes, jogos, ginástica e lutas. Foi feita uma pesquisa de campo com professores e estudantes do Ensino Fundamental, foi aplicado um questionário diferente para cada grupo. Conclui-se que os professores de Educação Física e outros precisam entender melhor as finalidades das tecnologias na Educação, para bem utilizá-las.
Abstract: The technologies are part of daily lives, especially of children and teens, who were born in their midst. They are the students of the primary school, young people that do not conceive the world without the existence of these resources. The television, video game, cell phone, the computer and the Internet can be considered the main examples. The Internet presents fascinating attractions such as chat rooms, social networks, e-mail and personal blogs. How are technologies worked in the school context? The objective of this research was to verify if the Physical Education teachers use the technologies in the classrooms of the Elementary School. The Physical Education is a discipline traditionally conceived as a practice aiming at promoting health through sports, games, gymnastics, and wrestling. A field research was conducted with teachers and students of the Elementary School, and a questionnaire was applied for each group. It was concluded that the Physical Education teachers and others need to understand the purpose of technology in Education, in order to use them well.
Palavras-chave: Educação física
Tecnologia
Ensino fundamental
Physical education
Technology
Elementary education
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SILVA, na Maria da Conceição; PENHA, Matilde Gonçalves da. O uso das tecnologias no ensino fundamental: novos desafios para o professor de educação física em uma escola pública de Goiânia. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 13, jul./dez. 2012. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/22329/19238>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i13.22329
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i13.22329
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17261
Data de publicação: Dez-2012
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Maria da Conceição Silva - 2012.pdf322,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons