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dc.creatorOliveira Neto, Antônio Alves de-
dc.creatorRibeiro, Sandra Aparecida Benite-
dc.date.accessioned2019-03-29T14:30:59Z-
dc.date.available2019-03-29T14:30:59Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, Antônio Alves de; RIBEIRO, Sandra Aparecida Benite. Um modelo de role-playing game (RPG) para o ensino dos processos da digestão. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 13, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/22340/19245>.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17297-
dc.description.abstractThe game can be an educational alternative in the teaching-learning process, since it facilitates the construction of knowledge by the student. The Role-Playing Game (RPG) has been suggested as an important pedagogical material, since it encourages the cooperation and the use of the prior knowledge of students to construct new skills. In this paper we presents an RPG game developed by students Biology and the evaluation of the results of its application to higher, fundamental and medium students of public education. The objectives of the study were to elaborate a game to mediate learning, diversify and evaluate the transmission of knowledge, and to test a method of teaching, so that future biology teachers could use in their professional practice. For the formulation of RPG an adventure was created inside the human body with 25 questions about the physiology of the digestive system and several challenges to players. The game was applied in practical classes of Basic Human Physiology to students of higher education and in science and biology classes to students of elementary and secondary education, respectively. The students of Biology approved the didactic model, recognized its effectiveness by combining imagination, cooperation in group work and how they can be used to teach and assess the knowledge acquired. Students in elementary and middle school recognized the importance of cooperation, showed great interest in the game and motivation with the content covered during practice. Concluding, we believe that the educational role-playing game developed in this study achieved the goal of creating a model for didactic teaching methods, assisting in the learning of applied content and in the evaluation of the learning. In addition, the RPG elaborated in the present study can be modified according to the needs of professor and students.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherJosé Sílvio Oliveirapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectModelpt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleUm modelo de role-playing game (RPG) para o ensino dos processos da digestãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO jogo didático representa uma alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, pois favorece a construção do conhecimento pelo aluno. O Role-Playing Game (RPG) tem sido apontado como importante material pedagógico, pois incentiva a cooperação e a utilização do saber prévio dos estudantes para a construção de novos conhecimentos. No presente artigo apresentamos um jogo de RPG elaborado por estudantes do curso de Licenciatura em Biologia e a avaliação dos resultados de sua aplicação aos estudantes do ensino superior, médio e fundamental da rede pública de ensino. Os objetivos do estudo foram elaborar um jogo que pudesse mediar a aprendizagem, diversificar e avaliar a transmissão do conhecimento, além de testar um método de ensino para que os futuros professores de Ciências e Biologia pudessem utilizar em sua prática profissional. Para a formulação do RPG foi criada uma aventura dentro do corpo humano com 25 questões a respeito de fisiologia do sistema digestório e vários desafios aos jogadores. O jogo foi aplicado nas aulas práticas de Fisiologia Humana Básica aos estudantes do ensino superior e nas aulas de Ciências e de Biologia, aos estudantes do ensino fundamental e médio, respectivamente. Os alunos do curso de Biologia aprovaram o modelo didático e perceberam sua eficácia ao associar a imaginação, a cooperação no trabalho em grupo e a forma como pode ser utilizado para ensinar e avaliar os conhecimentos adquiridos. Os estudantes do ensino fundamental e médio perceberam a importância da cooperação, demonstraram grande interesse pelo jogo e motivação com o conteúdo abordado durante a prática. Concluindo-se, consideramos que o jogo de RPG educativo elaborado no presente trabalho atingiu o objetivo de criar um modelo didático para o ensino por métodos lúdicos, auxiliando no processo de aprendizagem do conteúdo e na sua avaliação. Ressaltamos que RPG elaborado no presente estudo pode ser adaptado para interesses específicos dos docentes em relação à série que será aplicado e à realidade dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rir.v2i13.22340-
dc.publisher.departmentRegional Jataí (RJ)pt_BR
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