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Tipo do documento: Artigo
Título: Lugares e tempos da disciplina história da educação
Autor: Borges, Bruno Gonçalves
Resumo: O presente artigo discute a constituição da disciplina História da Educação no contexto europeu e, posteriormente brasileiro, segundo as categorias lugar e tempo. Tal investimento encontra ressonância em uma das dimensões propostas por André Chervel (1990) na análise de uma disciplina escolar/acadêmica denominada finalidades ideais. Logo, o autor explicita duas formas fundamentais para a compreensão da história de uma disciplina, que são contempladas em finalidades ideais e reais. A idealização do ensino, objeto deste artigo, que, basicamente, vem do exterior da própria escola e se materializa na política educacional e na produção dos currículos e dos programas/planos de curso ajuda a conhecer como ocorreu a prescrição da disciplina, ou seja, a configuração das finalidades ideais do ensino. Essa primeira dimensão, no entanto, não revela a tensão que, consequentemente, se instala quando a prescrição se depara com a realidade destinada. Assim, o texto pretende situar a constituição do campo disciplinar da História da Educação como subsídio à abordagem das finalidades reais.
Abstract: This article discusses the development of the discipline of History Education in the European and brazilian context, according to the place and time categories . Such investment finds resonance in one of the dimensions proposed by André Chervel (1990) analysis of a school discipline purposes called ideals. Therefore, the author explains two fundamental ways to understanding the history of a discipline, which are covered in real purposes and ideals. The idealization of education, the subject of this article, which basically comes from outside the school itself and is embodied in education policy and in the production of curricula and programs / plans of course helps to know how the prescription of discipline occurred, ie the optimal configuration of the purposes of education. This first dimension, however, does not disclose the tension thus sets in when the prescription is faced with the reality intended. Thus, the paper seeks to situate the constitution of the disciplinary field of History of Education as a subsidy to approach the real purposes.
Palavras-chave: Lugares
Tempos
História da educação
Ensino
Place
Time
History of education
Teach
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: BORGES, Bruno Gonçalves. Lugares e tempos da disciplina história da educação. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 13, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/22349/19248>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i13.22349
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URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17299
Data de publicação: Dez-2012
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