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Tipo do documento: Artigo
Título: Percepção dos alunos quanto às questões abordadas na avaliação do docente em uma instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Students’ perception regarding the issues addressed to teachers’ evaluation in a higher education institution
Autor: Assis, Thaís Rocha
Giviziez, Christiane Ricaldoni
Silveira, Graciele Paraguaia
Martins, Marlene Andrade
Bonilha, Martha Ribeiro
Resumo: A avaliação sistemática da prática pedagógica dos professores no decorrer do ano letivo, realizada pelos alunos, é importante para o aprimoramento do ensino, pois esta avaliação permite ao professor investigar a própria prática, o que é essencial para qualificar a ação docente em direção a um ensino mais produtivo, mais adequado à realidade e mais humano. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes são avaliados pelos discentes a cada final de semestre por meio de um instrumento de avaliação de desempenho didático. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos em relação às questões abordadas nesse instrumento de avaliação do docente pelo discente. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo realizado com discentes de diferentes cursos de graduação da UFG/Campus Jataí. Foi utilizado um questionário individual contendo perguntas abertas, elaborado com base no instrumento avaliativo dos docentes, utilizado na instituição. Os dados coletados foram organizados em 12 categorias gerais que corresponderam a cada uma das perguntas do questionário elaborado. Neste trabalho acreditamos que os alunos, de uma forma geral, entendem as questões do instrumento de avaliação da UFG. Em contato com as respostas obtidas no questionário aplicado, foi possível perceber que a contribuição do aluno é maior quando se utiliza questões abertas, pois elas não expressam somente notas, mas também expectativas quanto às atividades docentes. Outro aspecto observado foi a necessidade dos professores esclarecerem melhor aos alunos os itens do plano de ensino.
Abstract: The systematic evaluation of the teachers‟ pedagogical practice in the course of the school year, performed by the students, is important for the teaching improvement, since this evaluation helps the teacher to investigate his/her own practice, which is essential to qualify the teachers‟ action towards a more productive teaching, more appropriate to reality and more human. At Universidade Federal de Goiás (UFG), the teachers are evaluated by the students at the end of every semester, using an educational performance evaluation instrument. Within this context, the objective of this study was to analyze the students‟ perception, regarding the issues addressed to the assessment tool mentioned. This qualitative, descriptive study was conducted with students of different undergraduate courses at UFG/ Campus Jataí. An individual open-ended questionnaire was used, created based on the evaluation tool, used at that institution. The collected data were organized into 12 general categories that corresponded to each of the items on the questionnaire. In this study, we believe that, in general, the students understand the questions contained on the UFG evaluation tool. By analyzing the answers obtained on the applied questionnaire, we noticed that students contribute in a better way when open-ended questions are used, as they do not express only the scores, but also the expectation towards the teachers „activities. Another aspect observed was the need for better explanation, concerning to the Course Plan items.
Palavras-chave: Instrumento de avaliação do docente
Percepção dos alunos
Educação superior
Teaching evaluation tool
Students‟ perception
Higher education
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: ASSIS, Thaís Rocha; GIVIZIEZ, Christiane Ricaldoni; SILVEIRA, Graciele Paraguaia; MARTINS, Marlene Andrade; BONILHA, Martha Ribeiro. Percepção dos alunos quanto às questões abordadas na avaliação do docente em uma instituição de ensino superior. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 13, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/22325/19236>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i13.22325
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i13.22325
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17305
Data de publicação: Dez-2012
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