Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17306
Tipo do documento: Artigo
Título: Revisão de literatura sobre a motivação de alunos para a aprender : implicações para o ensino
Título(s) alternativo(s): A review of the literature on the motivation of students to learn: implications for teaching
Autor: Costa, Elis Regina da
Resumo: Motivação pode ser entendido como algo que move uma pessoa ou que a põe em ação ou a faz mudar o curso da ação. A motivação tornou-se um problema de ponta em educação. Sua ausência, representa queda de investimento pessoal de qualidade nas tarefas de aprendizagem. Alunos desmotivados estudam muito pouco, caracterizando escassez de aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre as orientações motivacionais de alunos e as implicações para o ensino. Neste sentido, faz-se apontamentos sobre como promover a motivação intrínseca e extrínseca em sala de aula, tornando o ensino mais efetivo e motivador para o aluno.
Abstract: Motivation can be understood as something that moves or a person who puts it into action or does change the course of action. The motivation has become a problem in cutting-edge education. His absence is falling personal investment in quality learning tasks. Unmotivated students study very little, featuring scarcity of learning. This article aims to review the literature on the motivational orientation of students and the implications for teaching. In this sense, it is like notes on foster intrinsic and extrinsic motivation in the classroom, making teaching more effective and motivating for students.
Palavras-chave: Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Ensino
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
Teaching
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: COSTA, Elis Regina da. Revisão de literatura sobre a motivação de alunos para a aprender: implicações para o ensino. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 14, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/24150/19257>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.24150
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.24150
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17306
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Elis Regina da Costa - 2013.pdf100,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons