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Tipo do documento: Artigo
Título: Concepções avaliativas de professores de ciências e alunos de um colégio estadual em Jataí-Go
Autor: Ribeiro, Eveline Borges Vilela
Resumo: A tendência educacional brasileira de democratização do acesso à escola cria algumas contradições na própria educação: todos devem ter acesso, entretanto, não são oferecidas condições de equidade para que os mesmos permaneçam na escola e tirem bom proveito dela. No centro desse processo de democratização à educação está a avaliação, que quando realizada de forma errônea e ainda aliada a uma prática pedagógica desprovida de boa vontade e dedicação leva a uma educação de qualidade aquém da desejada. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar as concepções de alunos e professores de ciências (Matemática, Física, Química e Biologia) de Ensino Médio de um colégio estadual na cidade de Jataí-GO sobre avaliação e perceber como a mesma está presente no cotidiano escolar. No contexto do trabalho percebeu-se que os professores e alunos ainda apresentam uma visão clássica sobre avaliação e que enfrentam os problemas comumente citados por professores das redes públicas de ensino, que são baixos salários, falta de estrutura e altas cargas horárias. Entretanto, os professores apresentam aceitação das idéias sobre a avaliação reflexiva-crítica, precisando apenas ser estimulados de alguma forma para possuírem uma prática pedagógica crítica.
Abstract: The brasilian educational trend of democratization of access to school creates some contradictions in own education: everyone should have access, however, not are offered a level playing field, so that they remain in school and take good advantage of it. At the heart of this process of democratization of education is the assessment, when performed erratically and even combined with a pedagogical practice devoid and minimal dedication leads to a poor quality education. The objective of this study is to investigate the ideas of students and science teachers (math, physics, chemistry and biology) in a state college in jatai city of Goiás – Brazil about evaluation and see how it is found in every day school. In the context of the work it was noticed that teachers and students still have a classical view about evaluation and facing the problems commonly cited by teachers in public schools, which are low salaries, lack of infrastructure and high workload. However, teachers have accepted the ideas of refective assessment, needing only to be stimulated in some way to having a critical pedagogical practice.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Concepções
Ensino médio
Análise qualitativa
Learning assessment
Conceptions about evaluation
Qualitative analysis
Qualitative analysis
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Citação: RIBEIRO, Eveline Borges Vilela. Concepções avaliativas de professores de ciências e alunos de um colégio estadual em Jataí-Go. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 14, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/23856/19258>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.23856
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.23856
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17309
Data de publicação: Jun-2013
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