Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17310
Tipo do documento: Artigo
Título: A avaliação na educação infantil perspectivas e métodos
Autor: Faleiros, Sonia Aparecida
Silva, Luiz Almeida da
Silva, Eulia Rejane da
Resumo: Há algum tempo pode se observar que a Educação Infantil tem deixado de ser apenas assistencialista para focar também na aprendizagem e no desenvolvimento da criança se valendo do tripé: educar, brincar e cuidar. Assim surge a necessidade de se conhecer várias formas de avaliar e consequentemente as mais utilizadas para essa faixa etária. O presente trabalho objetivou conhecer melhor o desenvolvimento das habilidades necessárias à atividade de avaliar na educação infantil justificando-se pela urgente exigência de se pesquisar a melhor forma de avaliar na Educação Infantil e também nas diversas categorias de ensino. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizada por meio de busca eletrônica, literaturas impressas, jornais e revistas que tratam especificamente do tema. Como resultados, observa-se por meio das obras pesquisadas que a avaliação na educação infantil, embora a consciência sobre sua necessidade esteja crescendo, ainda se encontra obscura, pois muitos profissionais ainda não estão aderindo a esta necessidade urgente. O mesmo mostra também que há uma necessidade eminente de mudança no que tange a avaliação nos diversos aspectos, porém ainda há muito que pesquisar e estudar para que o processo ensino aprendizagem se adéque à realidade da criança de hoje principalmente quando se fala em avaliação. Conclui-se que, no quesito formativo, as instituições de ensino possuem grande responsabilidade na formação dos futuros profissionais, mostrando-lhes já na academia, que as formas educativa e avaliativa necessitam de mudanças, pois assim como todos os outros seres, a criança também se encontra em constante estado de evolução.
Abstract: Some time can be observed that the kindergarten is no longer just for welfare also focus on learning and development of children taking advantage of the tripod: to educate, play and care. Thus arises the need to know various ways to assess and therefore the most commonly used for this age group. The present study aims to investigate the development of skills necessary to evaluate the activity in early childhood education is justified by the urgent requirement to investigate the best way to evaluate the Early Childhood Education and also in different educational categories. This is a literature review conducted by searching electronic, printed literature, newspapers and magazines that deal specifically with the issue. It is observed by means of works that the surveyed assessment in early childhood education, but awareness of their need is growing, is still unclear, because many professionals are still not adhering to this urgent need. The same also shows that there is a perceived need for change regarding the assessment in different ways, but there is still much to research and study so that the learning process fits the reality of today's children especially when it comes to evaluation. We conclude that, in the inquiry training, education institutions have great responsibility in training future professionals, showing them as in academia, the educational and evaluative forms require changes as well as all other beings, the child also is in a constant state of evolution.
Palavras-chave: Avaliação
Educação infantil
Aprendizagem
Assassement
Early childhood education
Learning
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: FALEIROS, Sonia Aparecida; SILVA, Luiz Almeida da; SILVA, Eulia Rejane da. A avaliação na educação infantil perspectivas e métodos. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 14, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/24420/19265>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.24420
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.24420
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17310
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sonia Aparecida Faleiros - 2013.pdf104,59 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons