Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17314
Tipo do documento: Artigo
Título: O sentido da educação contemporânea: algumas reflexões
Autor: Pamplona, Renata Silva
Oliveira, José Sílvio de
Resumo: O presente texto tem como objetivo pensar a natureza da educação na contemporaneidade. Busca-se estabelecer possíveis relações desse conceito com o sentido da práxis pedagógica na escola, que implica diretamente no processo formativo do/a professor/a e do/a aluno/a. Esse processo muitas vezes tem resumido numa avalanche produtiva de textos e artigos, livros e revista, teses e dissertações, saberes e conhecimentos que descaracterizam o fazer do/a professor/a e do/a aluno/a. Em detrimento da cultura e da verdadeira formação humana o viés investigativo elucida, a partir de alguns princípios constitucionais, a relação entre esse fazer pedagógico que se tornou profundamente mercadológico. Os congressos, os eventos, os encontros, os colóquios, são lócus de venda e troca de saberes e conhecimentos reeditados e publicizados nos milhares e milhares de periódicos impressos e eletrônicos do mundo midiático. É nesse emaranhado de sutilezas, muitas vezes esvaziadas de sentido, que tem se dado o entendimento da relação pedagógica, da escola e da educação.
Abstract: This paper aims to reflect the nature of education in contemporary society. Seeks to establish possible relationships of this concept with the meaning of pedagogical praxis in school, which directly implies the formation process of the / a teacher / a and the / a student / a. This process is often summarized in an avalanche production of texts and articles, books and magazine, theses and dissertations, knowledge and expertise to do the descaracterizam / a teacher / a and the / a student / a. At the expense of culture and real human development bias investigative elucidates, from some constitutional principles, the relationship between this pedagogical practice that has become deeply merchandising. The congresses, events, meetings, symposia, are locus of sale and exchange of knowledge and expertise reissued and publicized in the thousands and thousands of print and electronic journals in the world media. In this tangle of deceit, often emptied of meaning that has been given the understanding of the pedagogical relationship, school and education.
Palavras-chave: Educação
Cultura
Práxis produtiva dos saberes
Education
Culture
Productive praxis of knowledge
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: PAMPLONA, Renata Silva; OLIVEIRA, José Sílvio de. O sentido da educação contemporânea: algumas reflexões. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 14, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/25884/19271>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.25884
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i14.25884
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17314
Data de publicação: Jun-2013
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Renata Silva Pamplona - 2013.pdf90,27 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons