Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17315
Tipo do documento: Artigo
Título: As contribuições de Emília ferreiro ao processo de alfabetização
Título(s) alternativo(s): The contributions of Emilia Ferreiro the process of literacy
Autor: Moreira, Geraldo Eustáquio
Resumo: O presente artigo integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação em geral e, em termos mais restritos, alicerça-se nas proposições da piagetiana Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi sobre o construtivismo e os processos de alfabetização. Teve como objetivo identificar as contribuições de Emília Ferreiro sobre os fatores estruturantes da construção da linguagem oral e escrita no processo de alfabetização. As diversas leituras realizadas, tendo como referencial teórico-metodológico as obras de Emilia Ferreiro, evidenciaram, por um lado, a presença marcante das ideias ferreirianas, bem como suas contribuições, mas, também por outro lado, as manifestações de dúvidas e críticas acerca do pensamento construtivista sobre alfabetização, resultante das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita desenvolvidas pela pesquisadora.
Abstract: This paper integrates, epistemologically, in the context of general education, and stricter terms, is founded on the propositions of Piaget Beatriz Maria Emilia Ferreiro Schavi on constructivism and literacy processes. Aimed to identify the contributions of Emilia Ferreiro on the structural factors of the construction of oral and written language in the literacy process. The various readings made as a theoretical and methodological framework works of Emilia Ferreiro, showed, on the one hand, the strong presence of the author's ideas, as well as their contributions but also on the other hand, expressions of doubt and criticism about of constructivist thinking about literacy, resulting from research on the psychogenesis of written language developed by the researcher.
Palavras-chave: Emilia Ferreiro
Construtivismo e alfabetização
Psicogênese da língua escrita
Constructivism and literacy
Psychogenesis of written language
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: MOREIRA, Geraldo Eustáquio. As contribuições de Emília Ferreiro ao processo de alfabetização. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 10, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/30184/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v10i2.30184
Identificador do documento: 10.5216/rir.v10i2.30184
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17315
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Geraldo Eustáquio Moreira - 2014.pdf717,36 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons