Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17316
Tipo do documento: Artigo
Título: Desenvolvimento humano e cinema: relato de experiência em disciplina de núcleo livre
Título(s) alternativo(s): Cinema and human development: report of experience in a núcleo livre discipline
Autor: Santeiro, Tales Vilela
Barboza, Leylane Leal
Souza, Ludimila Faria
Menezes, Vanessa Assis
Schumacher, Joice Veridiane
Oliveira, Priscila Barbosa de
Leite, Thays Silva
Resumo: O desenvolvimento humano pode ser concebido e estudado sob diversidade teórica e metodológica, especialmente no meio universitário, no qual diálogos multiprofissionais e interdisciplinares favorecem a ampliação da visão de homem e de mundo do estudante. Este trabalho visa relatar experiência tida em universidade pública federal, de atividades pedagógicas vinculadas à Disciplina “Desenvolvimento humano e Cinema”, oferecida por curso de Psicologia a público universitário diversificado (Núcleo Livre/NL). O NL fundamentava-se em teorias psicodinâmicas sobre o desenvolvimento humano e utilizava da técnica de grupos operativos focados em processos de aprendizagem. O trabalho foi coordenado por um professor adjunto, psicólogo, e contava com equipe executora composta por duas estagiárias (9º período), duas estudantes voluntárias (uma de 3º período e outra, de 7º), todos vinculados a um curso de Psicologia. Trinta estudantes de diferentes cursos de graduação (Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Direito, Psicologia, Pedagogia e Letras) se matricularam e participaram das atividades, desenvolvidas em miniauditório integrado a um serviço-escola de Psicologia. O material utilizado constituiu-se de uma TV de 32 polegadas, um aparelho DVD, e de 12 filmes comerciais, que exploravam desde a constituição familiar e a fecundação, até a velhice e a morte. Durante o primeiro semestre letivo de 2014, 16 encontros semanais, de quatro horas de duração cada, foram realizados. A somatória dos filmes, da fundamentação psicodinâmica e do formato de grupo operativo instigou construção de aprendizados coletivos. Experiências cotidianas e vitais dos estudantes puderam ser compartilhadas ludicamente e solidificaram avaliações processuais de caráter positivo.
Abstract: Human development can be designed and studied from theoretical and methodological diversity, especially in the university environment, where multidisciplinary and interdisciplinary dialogues foster the enlargement of students‟ vision of man and of the world. This paper describes experience taken into federal university, linked to the Discipline “Cinema and Human Development” educational activities offered by the Psychology course to diversified university students (Núcleo Livre/NL). The NL was grounded on psychodynamic theories of human development and focusing on the learning processes technique of operative groups. The work was coordinated by a full professor, PhD psychologist, and had performing team consisting of two interns (from 10th year), two voluntary students (one on 1st year and another, on 4th), all associated to a Psychology course. Thirty students from different undergraduate courses (Nursing, Biology, Physiotherapy, Law, Psychology, Pedagogy and Literature) were enrolled and participated in the activities developed in a clinic-school of a Psychology course. The material used was consisted in a 32-inch TV, a DVD player, and 12 commercial films, which exploited since the family constitution and fertilization until old age and death. During the first semester of 2014, were performed 16 weekly meetings of four hours duration each. The sum of the movies, psychodynamic background and the operative group format instigated construction of collective learning. Both daily and life experiences of students could be shared through playfully and allowed to solidify procedural reviews of positive character.
Palavras-chave: Ciclo vital
Filmes
Multidisciplinaridade
Processos grupais
Life span
Films
Multidisciplinarity
Group processes
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SANTEIRO, Tales Vilela; BARBOSA; Leylane Leal; SOUZA, Ludimila Faria; MENEZES, Vanessa Assis; SCHUMACHER, Joice Veridiane; OLIVEIRA, Priscila Barbosa de; LEITE, Thays Silva. Desenvolvimento humano e cinema: relato de experiência em disciplina de núcleo livre. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 10, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/32681/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v10i2.32681
Identificador do documento: 10.5216/rir.v10i2.32681
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17316
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tales Vilela Santeiro - 2014.pdf862,95 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons