Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17318
Tipo do documento: Artigo
Título: O diagnóstico da situação do programa de monitoria acadêmica na regional Jataí da UFG
Título(s) alternativo(s): Academic tutoring program diagnosis at the Universidade Federal de Goiás/regional Jataí
Autor: Romani, Alana Flávia
Souza, Wender José de
Lima, Kamila Lauany Lucas
Moreno, Ana Karolina Mendes
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar um cenário da Monitoria Acadêmica na Regional Jataí e refletir sobre ações administrativas e pedagógicas que permitam fortalecer o Programa e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem na Instituição. Inicialmente foi realizada uma revisão sobre a legislação referente aos Programas de Monitoria Acadêmica no Brasil e no âmbito na Universidade Federal de Goiás, buscando avaliar a adequação da Regional ao que a legislação determina. A metodologia adotada na realização dos trabalhos de Diagnóstico parcial constou de levantamento/coleta de dados na Coordenação de Graduação (COGRAD) e nas Coordenações de Curso, além de avaliação dos Relatórios Finais de monitores. Foi possível identificar que o Programa de Monitoria Acadêmica da Regional Jataí vem passando por importantes mudanças desde 2015. O principal avanço foi a criação da Comissão Regional de Monitoria, que pôde discutir critérios locais para a divisão de bolsas, respaldado pela Resolução CEPEC Nº 1418 de 2016. O Programa tem ocupado papel importante na melhoria do processo ensino-aprendizagem, contudo é necessário que sejam discutidas estratégias de avaliação e acompanhamento das atividades a fim de assegurar o cumprimento dos objetivos do programa. A adoção de estratégias de ensino-aprendizagem e a ampliação de possibilidades para que a participação dos discentes seja estimulada, são medidas fundamentais para o fortalecimento da monitoria acadêmica.
Abstract: This study aims to present a scenario of the academic tutoring program at the Universidade Federal de Goiás /Regional Jataí (UFG/REJ) and to reflect on teaching and administrative actions that strengthen the tutoring program and, therefore, the teaching-learning process. Initially, a review on the laws regarding academic tutoring programs in Brazil and at UFG was conducted, seeking to assess the adequacy of UFG/REJ to legal regulations. The methodology adopted for the partial diagnosis consisted on data survey/collection at the Coordination of Undergraduate Studies (COGRAD) and at the coordination of undergraduate courses, in addition to assessing the program final reports. It was possible to identify that the academic tutoring program has undergone important changes at UFG/REJ since 2015. The main step forward was the creation of UFG/REJ Tutoring Commission, where local criteria discussions for the scholarship sharing were brought up, backed by No. 1418 CEPEC5 Resolution of 2016. The program has played a key role in improving the teaching-learning process; however, it is necessary to discuss strategies for better assessment and monitoring of activities to ensure the achievement of the program goals. The embrace of teaching-learning strategies and the expansion of possibilities that foster student’s participation are key measures for strengthening academic tutoring.
Palavras-chave: Monitoria
Ensino-aprendizagem
Instrumentos legais
Tutoring
Teaching – learning
Legal instruments
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Citação: ROMANI, Alana Flávia; SOUZA, Wender José de; LIMA, Kamila Lauany Lucas; MORENO, Ana Karolina Mendes. O diagnóstico da situação do programa de monitoria acadêmica na regional Jataí da UFG. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/53862/26249>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53862
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53862
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17318
Data de publicação: Set-2018
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alana Flávia Romani - 2018.pdf350,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons