Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17319
Tipo do documento: Artigo
Título: Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sistema de apostilado da rede privada confluências ou conflitos?
Título(s) alternativo(s): Writing of the National High Shool Exam (ENEM) and the private network's apostille system confluences or conflicts?
Autor: Lima, Alyne Barbosa
Silva, Silvio Ribeiro da
Resumo: Este artigo tem por intuito apresentar os resultados de uma pesquisa PIBIC/CNPq sobre as atividades de produção de textos escritos em material didático (MD) apostilado de um sistema de ensino privado de grande alcance nacional, associando as propostas de produção do material às competências da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O principal objetivo é verificar se as propostas de produção de texto escrito vão ao encontro das competências da prova de Redação do ENEM, buscando indícios se o material didático pode ou não colaborar com o aluno, instrumentalizando-o para um melhor desempenho na Redação a partir da abordagem das competências nas atividades de escrita. Para tanto, recorre-se à pesquisa qualitativo-interpretativista, adotando-se as contribuições teóricas e metodológicas dos escritos do Círculo de Bakhtin, no que tange aos conceitos de interação verbal, tema e gêneros do discurso, bem como de Schneuwly, Dolz e colaboradores, com sua proposta didática para o ensino de francês/língua materna, adaptada à realidade de ensino no Brasil. Os resultados mostram que o MD em análise aborda de maneira desequilibrada as competências do ENEM, bem como tende a desconsiderar as condições de produção do texto escrito.
Abstract: This paper aims to present the results of a research PIBIC/CNPq about the activities of written texts production in a private national education system textbook, associating its production proposals with the skills demanded by the ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio - High School National Exam) writing test. The main objective is to verify whether the written texts production proposals meet the ENEM writing test skills, seeking indications as to whether the textbook may or may not collaborate with the student, instrumentalizing him for a better performance on the writing test from the approach of the skills in its writing activities. In order to do so, it is used a qualitative-interpretative research, adopting as theoretical and methodological contributions the Circle of Bakhtin writings, concerning the concepts of verbal interaction, theme and discourse genres, as well as Schneewly, Dolz and collaborators with their didactic proposal for French/mother tongue teaching, adapted to the reality of Brazil‟s teaching. The results show that the textbook in analysis approaches ENEM skills in an unbalanced way, as well as tends to disregard the written texts‟ conditions of production.
Palavras-chave: Redação
ENEM
Material didático
Writing
Textbook
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Citação: LIMA, Alyne Barbosa; SILVA, Silvio Ribeiro da. Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sistema de apostilado da rede privada confluências ou conflitos? Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 1, jan./mar. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/49553/25253>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i1.49553
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i1.49553
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17319
Data de publicação: Mar-2018
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alyne Barbosa Lima - 2018.pdf634,55 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons