Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17323
Tipo do documento: Artigo
Título: Atendimento ao estudante – recepção, SAPP, NAI e UFGInclui
Título(s) alternativo(s): Student’s support service – welcoming, SAPP, NAI and UFGInclui
Autor: Ribeiro, Sandra Aparecida Benite
Novais, Sandra Nara da Silva
Souza, Aurélia Magalhães de Oliveira
Moreira, Joana D'arc
Costa, Vanderlei Balbino da
Resumo: Com o objetivo de analisar o acolhimento e o apoio ao estudante na UFG - Regional Jataí (REJ), no presente estudo avaliamos quais os projetos ou programas de apoio realizados durante o ingresso do estudante e outros serviços de apoio estudantil. Os dados foram coletados de arquivos da Coordenação de Graduação, do Serviço de apoio psicológico e psicopedagógico (SAPP), do Núcleo de acessibilidade e inclusão (NAI), de órgãos Centro de Seleção e do Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade (SINACE). Em relação à recepção ao ingressante não encontramos um programa institucionalizado, apenas ações isoladas, o que demonstra a importância de institucionalizar essa ação. O SAPP demonstrou ser eficiente em relação ao atendimento dos estudando, mas deficiente em relação ao número de profissionais e à estrutura física de trabalho destinado ao atendimento da comunidade pelo SAPP. Pela avaliação do NAI desde sua criação, observamos que as ações dedicadas à acessibilidade e inclusão vêm crescendo e obtendo importantes aquisições, tanto materiais quanto de recursos humanos, de forma que nenhum estudante da Regional, que solicitou atendimento pelo NAI, não está sem o devido apoio. Por outro lado, o programa do UFGInclui ainda está iniciando e precisa de auxílio significativo dos órgãos superiores da Universidade para seu efetivo atendimento aos estudantes. Apesar disso, todos os estudantes desses grupos possuem bolsas de permanência e com a ajuda dos próprios estudantes quilombolas e indígenas, a coordenação do programa tem conseguido atender pelo menos as necessidades básicas de todos indígenas e quilombolas da UFG - Regional Jataí.
Abstract: In the present study we evaluated support and assistance programs conducted during the incoming of freshmen and other students’ support services programs at the Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí (UFG/REJ). The analyzed data were made available by the Coordination of Undergraduate Studies, the Psychological and Psychopedagogical Support Service (SAPP), the Accessibility and Inclusion Center (NAI), the Selection Center and the Integrated System of Accessibility Centers (SINACE). Concerning freshmen’s reception, we did not find any institutionalized program, but isolated actions, which demonstrate the importance to institutionalize these types of programs. SAPP was efficient in relation to students’ assistance, but deficient concerning the number of professionals and workplace physical structure destined to their program. Since NAI's creation, we have observed that actions dedicated to both accessibility and inclusion have been thriving, in both material and human resource matters, so that every UFG/REJ student, who requested its assistance, has received proper support. On the other hand, NAI program is still crawling and needs significant attention from UFG/REJ's direction board to achieve students' effective assistance and support. In spite of this, all students from these groups have permanence scholarships and the program coordination has managed to assist UFG/REJ quilombola and indigenous students' basic needs.
Palavras-chave: Acessibilidade
Inclusão
Gestão escolar
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: BENITE-RIBEIRO, Sandra Aparecida; NOVAIS, Sandra Nara da Silva; SOUZA, Aurélia Magalhães de Oliveira; MOREIRA, Joana D'arc; COSTA, Vanderlei Balbino da. Atendimento ao estudante – recepção, SAPP, NAI e UFGInclui. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 14, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/53095/26238>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53095
Identificador do documento: 10.5216/rir.v14i3.53095
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17323
Data de publicação: Set-2018
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sandra Aparecida Benite Ribeiro - 2018.pdf463,63 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons