Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17326
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino de história local como estratégia pedagógica
Título(s) alternativo(s): The teaching of local history as a pedagogical strategy
Autor: Assis, Tauã Carvalho de
Pinto, Suely de Assis
Resumo: Este artigo discute as proposições curriculares para o ensino da história local e problematiza a importância e as dificuldades pedagógicas inerentes as propostas. Para além da defesa dos conteúdos, defende-se o ensino da história local enquanto metodologia, uma estratégia pedagógica a serviço da formação da consciência histórica nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando como aportes de referência principalmente Barca (2012), Bittencourt (2004), Gonçalves (2007), Horn e Germinari (2006) e Macedo (2017). Assim, discute-se as demandas curriculares por esse ensino, a conceituação de história local, e as dificuldades encontradas para a concretização dessa proposta pedagógica. Ao final, problematizamos novas questões de pesquisa.
Abstract: This paper discusses the curricular propositions for the teaching of local history and problematizes the importance and pedagogical difficulties inherent to the proposals. Beyond the content defense, it defends the history local teaching as methodology, a pedagogical strategy in the service of the formation of historical consciousness in the early years of elementary education. It is a bibliographical review, using as references mainly Barca (2012), Bittencourt (2004), Gonçalves (2007), Horn and Germinari (2006) and Macedo (2017). Thus, it is discussed as curricular demands for this teaching, a conceptualization of local history, and difficulties for the concretization of this pedagogical proposal. In the end, we problematize new research questions.
Palavras-chave: História local
Ensino de história
Consciência histórica
Local history
History teaching
Historical consciousness
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: ASSIS, Tauã Carvalho de; PINTO, Suely de Assis. O ensino de história local como estratégia pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 15, n. 1, jan./mar. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/56626/32741>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v15i1.56626
Identificador do documento: 10.5216/rir.v15i1.56626
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17326
Data de publicação: Mar-2019
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Tauã Carvalho de Assis - 2019.pdf721,96 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons