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dc.creatorLariwana, Leandro Karajá-
dc.date.accessioned2019-05-28T14:30:21Z-
dc.date.available2019-05-28T14:30:21Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationLARIWANA, Leandro Karajá. História da ortografia Karajá: luta pela sobrevivência da língua Karajá. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 178-182, jan./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/racs/article/view/49011/24029.pt_BR
dc.identifier.issne- 2525-8303-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17557-
dc.description.abstractKaa aõmysỹdỹỹna-ò rèòryrènyra timybo iny rybè rartidỹỹmyhỹre bdèdỹỹnana. Tuu rybè hèka aõni awi rare raerytyhykremy irtidỹỹ irumy iny rybè rarekèmy, kièmy dori irtidỹỹki tiièmy roimy rarekre irèrbi tuu lobxi rỹikremy, tai dori irè rybè raruti rỹityhykre irbi tahè tyyrtidu, tiirtidỹỹdu mahãdu rièrymy rỹirakremy timybo rybè rèlèmyhỹre bdèdỹỹnana, iwsèmy riwinymy rỹirakre inatxi-my rybèna.pt_BR
dc.description.abstractWe present in this work some spelling aspects of the Karajá/Inyrybè language. The discussion about the spelling/ortography of the language is fundamental for the maintenance of the linguistic vitality of the Karajá language, since the spelling works for documentation, which contributes to the strengthening of the language and also works as a facilitator in the teaching and learning process of the language, in the bilingual indigenous intercultural schools.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherMaria do Socorro Pimentel da Silvapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Karajápt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectVitalidade linguísticapt_BR
dc.subjectInyrybèpt_BR
dc.subjectRybèrtidỹỹpt_BR
dc.subjectRybèirumyrỹikèpt_BR
dc.subjectKarajá languagept_BR
dc.subjectOrtographypt_BR
dc.subjectLinguistics vitalitypt_BR
dc.titleHistória da ortografia Karajá: luta pela sobrevivência da língua Karajápt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoBuscamos, neste trabalho, apresentar alguns aspectos ortográficos da língua Karajá/Inyrybè. A discussão sobre a ortografia da língua é fundamental para a manutenção da vitalidade linguística da língua Karajá, uma vez que a ortografia funciona para documentação, o que contribui para o fortalecimento da língua e, também, funciona como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem da língua nas escolas indígenas interculturais bilíngues.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/racs.v2i1.49011-
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - (FL)pt_BR
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