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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Laurena Moreira-
dc.creatorQueirós, Pollyanna de Siqueira-
dc.creatorMunari, Denize Bouttelet-
dc.creatorMelo, Cynthia Ferreira de-
dc.creatorSouza, Márcia Maria de-
dc.date.accessioned2019-07-09T15:03:25Z-
dc.date.available2019-07-09T15:03:25Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationPIRES, Laurena Moreira; QUEIRÓS, Pollyanna de Siqueira; MUNAR, Denize Bouttelet; MELO, Cynthia Ferreira de; SOUZA, Márcia Maria de. A enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literatura. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. esp. 1, p. 668-675, dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issne- 0104-3552-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17753-
dc.description.abstractThis study aimed, by integrative literature review, to summarize the scientific production on schoolchildren’s health in Brazilian nursing journals. The intention was to identify scientific production on the subject between 1980 and 2010 to show the progress of work produced by nursing professionals on the subject of schoolchildren’s health. The 38 articles included were grouped into six categories: schoolchildren’s health care, school nurses, sexual education, perceptions of social stakeholders (parents, education/health personnel), sexually transmitted diseases and human immunodeficiency syndrome, and being a teenager. The results showed that the subject was present independent of time cutoff, showing good prospects for Brazilian nursing practice in this field. However, there was evidence of a need to strengthen the schoolchildren’s health field by integrating health care and education with a view to providing comprehensive health care to schoolchildren.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo sintetizar la producción científica en las revistas nacionales de enfermería en la salud escolar, mediante la revisión integradora de la literatura. Se buscó conocer los estudios científicos sobre la temática en el período de 1980 a 2010, con el objetivo de presentar los avances de los trabajos realizados por el profesional enfermero en esa área. Se incluyeron 38 artículos, los cuales fueron agrupados en seis categorías: cuidado a la salud del escolar; enfermera de la escuela; educación sexual; percepción de los actores sociales-padres, profesionales de la educación/salud; enfermedades de transmisión sexual y síndrome de la inmunodeficiencia humana; y ser adolescente. La cuestión estaba presente en todos los tiempos de recorte, con buenas perspectivas para la práctica de la enfermería brasileña en esa área. Sin embargo, era evidente la necesidad de fortalecer el área de educación para la salud a través de una integración entre salud y educación a fin de proporcionar atención integral de salud al escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSchoolchildren’s healthpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSalud escolarpt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectPromoción de la saludpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.titleA enfermagem no contexto da saúde do escolar: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.title.alternativeNursing in the context of schoolchildren’s health: integrative literature reviewpt_BR
dc.title.alternativeEnfermería en el contexto de la salud escolar: revisión integradora de la literaturapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo sintetizar a produção cientifica em periódicos nacionais de enfermagem no âmbito da saúde do escolar, utilizando a revisão integrativa da literatura. Buscou-se conhecer a produção científica na temática, no período de 1980 a 2010, com o intuito de apresentar a evolução dos trabalhos desenvolvidos pelo profissional enfermeiro na área Saúde do Escolar. Foram incluídos 38 artigos, os quais foram agrupados em seis categorias: assistência à saúde do escolar; enfermeira escolar; educação sexual; percepção dos atores sociais – pais, profissionais da educação/saúde; doenças sexualmente transmissíveis e síndrome da imunodeficiência humana; e ser adolescente. Os resultados mostraram que a temática esteve presente em todo recorte de tempo, demonstrando boas perspectivas para o exercício da enfermagem brasileira nessa área. Entretanto, foi evidenciada a necessidade de fortalecer a área saúde do escolar por meio de uma integração entre saúde e educação visando à prestação de uma assistência integral ao escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem - FEN (RG)pt_BR
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