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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Fabiana Ribeiro-
dc.creatorNakatani, Adélia Yaeko Kyosen-
dc.creatorFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.creatorSouza, Adenícia Custódia Silva-
dc.creatorBachion, Maria Márcia-
dc.date.accessioned2019-08-05T12:12:29Z-
dc.date.available2019-08-05T12:12:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSANTANA, Fabiana Ribeiro; NAKATANI, Adélia Yaeko Kyosen; FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira; SOUZA, Adenícia Custódia Silva; BACHION, Maria Márcia. Integralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do estado de Goiás. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1653-1664, 2010.pt_BR
dc.identifier.issne- 1678-4561-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17816-
dc.description.abstractCare completeness has been defined as a leading axle of the changing process into the nurse formation. In this context, a descriptive-exploratory study was performed aiming to analyze the conceptions of completeness care present in the professors speech and the used strategies to the apprehension of care completeness by students. The research involved three institutions of higher education (HE). The data were collected through interviews with professors and documental analysis of teaching plans. The material was submitted to content analysis according to Bardin1. Three conceptions emerged: Care completeness - from singular to global; Care completeness - the ways to SUS; Care completeness - strategies to teaching. The study showed the reasons of taking care of human being in his social reality, with specificities and subjectivities; the idea of care and social net into the care practice; strategies to teaching how to care incorporating the learn how to learn, to do, to be and to live together. We want that the results contribute for the reflection of the professors on the directions of the completeness of the care, as well as to reorient the formation process, giving potency to the human resources and to the strategies that have already been used in the direction of the construction of completeness.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.subjectGraduação em enfermagempt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectCare completenesspt_BR
dc.subjectNursing graduationpt_BR
dc.subjectStrategies to teachingpt_BR
dc.titleIntegralidade do cuidado: concepções e práticas de docentes de graduação em enfermagem do Estado de Goiáspt_BR
dc.title.alternativeCare completeness: conceptions and practice of nursing graduation professors in Goiás Statept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA integralidade tem sido defendida como o eixo condutor dos processos de mudanças na formação do enfermeiro. Inserido nesta problemática, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, objetivando analisar as concepções de integralidade do cuidado presentes nos discursos dos docentes e as estratégias utilizadas para a apreensão da integralidade pelos discentes. A pesquisa envolveu três instituições de ensino superior (IES). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com docentes e análise documental de planos de ensino. O material foi submetido à análise de conteúdo segundo Bardin1. Emergiram três categorias: Integralidade do cuidado - do singular ao global; Integralidade do cuidado - os caminhos para o SUS e Integralidade do cuidado - estratégias para a ensinagem. Revelam-se sentidos do cuidado ao ser humano na sua realidade social, com as especificidades e subjetividades; idéia de redes de cuidado e sociais nas práticas de cuidado; estratégias para a ensinagem do cuidado incorporando o aprender a aprender, fazer, ser e viver junto. Esperamos que os resultados possam contribuir para a reflexão dos docentes acerca dos sentidos da integralidade do cuidado, assim como reorientar o processo de formação, potencializando os recursos humanos e estratégias já utilizadas, rumo à construção da integralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.1590/S1413-81232010000700077-
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagem - FEN (RG)pt_BR
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