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Tipo do documento: Artigo
Título: Top english: extensão em benefício do empoderamento
Título(s) alternativo(s): Top english: extension benefiting empowerment
Top english: estensão beneficio de habilitación
Autor: Lima, Priscylla Alves
Lago, Neuda Alves do
Resumo: A extensão, processo imprescindível em uma Universidade, se refere a uma convivência harmoniosa de troca de saberes entre a comunidade e a academia. Proposta em lei pela LDB, constitui um importante processo de aprendizagem para o graduando da Licenciatura e protagoniza um papel de destaque no necessário jogo de empoderamento que resulta das lacunas que o Estado deixa na educação pública, pois o ensino de Língua Inglesa, por recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de ocupar um pequeno espaço nos projetos pedagógicos escolares, ainda é reduzido apenas à instrumentalização da leitura, em uma temática alienante e, ainda, costumeiramente exclui a prática das habilidades orais e de fala. Pensando nessa ausência e tentando preencher esse vácuo, o referido projeto de extensão elaborou oficinas gratuitas de língua inglesa, nas quais o espaço para a aplicação de todas as habilidades fosse ampliado e se discutisse para além dos contextos descontextualizados, aproximando a realidade local do aluno com a realidade do falante da língua inglesa, numa tentativa de estabelecer os laços da alteridade, e de continuar uma corrente de fornecimento de saberes críticos, de novas visões da realidade.
Abstract: Extension is an indispensable process at the University and refers itself to an harmonious living regarding the exchange of knowledge between the academy and the community. It was proposed legally by the Law of Directives and Bases of National Education (in Portuguese, LDB), and it constitutes an important learning process for the undergraduation student. Furthermore, it stars an important role in the necessary empowerment game which results from the gaps left by the State in the public education, because the English language teaching, by a recommendation of the National Curricular Parameters, besides occupying a tiny space in the educational pedagogical projects, is still reduced to the reading instrumentalization in alienating themes and reduces the approaching of the four abilities (reading, speaking, listening and writing). Taking these absences into account, and trying to fulfill this vacuum, the said process elaborated free English language workshops, in which the space to the application of all the skills would be enlarged, connecting local realities with English-speaking realities, reinforcing othernesses, providing critical knowledge and new visions of reality.
La extensión, proceso esencial en una universidad, se refiere a una coexistencia armoniosa de intercambio de conocimientos entre la comunidad y el mundo académico. Propuesta de ley por la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (en portugués, LDB), es un proceso de aprendizaje importante para los estudiantes de la licenciatura en Lengua y Literatura y lleva un papel destacado en la habilitación necesaria de juego como consecuencia de las deficiencias que el Estado hace en la educación pública, pues la enseñanza del idioma Inglés, por recomendación de Estándares Curriculares nacionales, ocupa un pequeño espacio en los proyectos educativos escolares, y aún se encuentra limitada únicamente a la instrumentalización de la lectura en un tema alienante y también excluye la práctica de la expresión oral y el habla. Teniendo en cuenta esta ausencia y tratando de llenar ese vacío, el dicho proyecto ofreció talleres gratuitos de idioma Inglés, en que el espacio para la aplicación de todos los niveles se expandieron y se discutieron más allá de los contextos descontextualizadas, aproximando a la realidad local del estudiante con la realidad del hablante del idioma Inglés en un intento de establecer la alteridad de los bonos, y seguir una cadena de suministro de conocimiento crítico, de nuevas visiones de la realidad.
Palavras-chave: Linguística crítica aplicada
Extensão
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Critical applied linguistics
Extension
English language learning and teaching
Extensión
Aprendizaje y enseñanza del inglés
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: LIMA, Priscylla Alves; LAGO, Neuda Alves do. Top english: extensão em benefício do empoderamento. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 17, dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48538/23843.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17875
Data de publicação: Dez-2015
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