Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17899
Tipo do documento: Artigo
Título: Avaliando o teor de álcool na gasolina: uma experimentação investigativa
Título(s) alternativo(s): Assessing the alcohol content in gasoline: an investigative experimentation
Autor: Adams, Fernanda Welter
Santos, Dayane Graciele dos
Nunes, Simara Maria Tavares
Resumo: A educação atual exige mudanças que visem dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e promover uma formação diferenciada, ativa e crítico/reflexiva. O desenvolvimento de metodologias diversificadas como as atividades experimentais tem o propósito de tornar as aulas de Química mais contextualizadas, motivadoras e interativas. Com este objetivo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de um Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Sudeste Goiano desenvolveram a experimentação “Avaliando o teor de Álcool na gasolina”. A atividade experimental desenvolvida tinha caráter investigativo/problematizador desde que propunha que os alunos elaborassem a metodologia para avaliar a qualidade do combustível, de forma a abordar situações cotidianas dos alunos. Utilizou-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, da observação participante e de um questionário para avaliar a experimentação desenvolvida. Por meio da avaliação, percebeu-se que a atividade experimental permitiu que os alunos fossem autônomos e construíssem conhecimento. A vivência da atividade experimental é um momento em que os alunos são motivados a entender a química e a sua importância para a vida e a sociedade.
Abstract: Current education requires changes that aim to boost the teaching and learning process, and to promote a different, active and critical/reflective education. The development of different methodologies such as the experimental activities is intended to make the chemical classes more contextualized, motivating and interactive. With this in mind, the scholarship holders of the Institutional Program for Scholarships for Initiation in Teaching (Pibid) of a Chemistry Course of a Public University in the Southeast of the State of Goiás developed the experiment “Assessing alcohol content in gasoline”. The experimental activity had an investigative/ problematization character since it proposed students developed a methodology to evaluate the quality of the fuel, in order to address everyday situations of the students. A quantitative/qualitative research methodology was used, with participant observation and questionnaires to assess experimental activities. Through evaluation it was noted that the experimental activity allowed the students to be autonomous and built critical knowledge. The experimental activity is a moment when students are motivated to understand the chemistry and its importance for life and society.
Palavras-chave: Aprendizagem
Experimentação investigativa
Polaridade
Learning
Investigative experimentation
Polarity
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: ADAMS, Fernanda Welter; SANTOS, Dayane Graciele dos; NUNES, Simara Maria Tavares. Avaliando o teor de álcool na gasolina: uma experimentação investigativa. Revista UFG, Goiânia, v. 16, n. 19, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48622/23862.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17899
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Fernanda Welter Adams - 2016.pdf136,15 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons