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Tipo do documento: Artigo
Título: Estágio interdisciplinar de residência agrária: articulando ações de pesquisa e extensão entre estudantes da graduação e da pós graduação em direitos sociais do campo/ residência agrária – UFG/ CNPq/ INCRA-PRONERA
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinary training for agricultural residence: articulating research and extension actions between graduate and undergraduate students in agricultural social law/internship - UFG / CNPq / INCRA - PRONERA
Autor: Moreira, Erika Macedo
Seva, Janaína Tude
Fogaça, Sarah
Resumo: O “Estágio Interdisciplinar de Residência Agrária (EIRA): teoria e prática na extensão rural” foi um projeto de extensão e cultura vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Sociais do Campo – Residência Agrária (PPGSD – UFG/INCRA/PRONERA/CNPq), ao Observatório Fundiário Goiano (OFUNGO) e contou com o financiamento da chamada pública do Programa de Extensão Universitária - PROEXT/ MEC 2014. Realizado em parceria com as comunidades e os movimentos sociais do campo, buscou, por meio da formação continuada, da vivência e das ações práticas de formação e informação, articular ações e projetos pautados na educação popular e na defesa e promoção dos direitos humanos nestas áreas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência desenvolvida no projeto para demonstrar como a oportunidade de fazer extensão universitária enriquece a formação e o conhecimento dos estudantes, além de propiciar a troca de experiência, de conhecimentos, garantindo uma visão mais ampla da realidade e do direito. Este texto está dividido em três partes: 1) Bases epistêmicas da prática da extensionista no direito; 2) objetivos e princípios do EIRA; 3) resultados parciais do projeto.
Abstract: The “Interdisciplinary Training for Agricultural Residence (EIRA): Theory and practice in rural extension” was an extension and culture project linked to the Graduate Program in Agricultural Law – Agrarian Residence (PPGSD – UFG/ INCRA/PRONERA/ CNPq), to the Observatório Fundiário Goiano (OFUNGO), and was funded by the chamada pública for the University Extension Program – PROEXT/MEC 2014. Done in partnership with communities and social movements from the countryside it sought, through ongoing training, experience, practical actions of education and information, articulate actions and projects based on popular education and the defense and promotion of human rights in these areas. In this sense, the objective of this article is to report the experience developed in the project to demonstrate how the opportunity to take university extension courses enriches the education and knowledge of the students, besides providing an exchange of experiences, of knowledge, guaranteeing a broader vision of reality and the law. This text is divided into three parts: 1) Epistemic bases of the extensionist practice in law; 2) objectives and principles of the EIRA; 3) partial results of the project.
Palavras-chave: Residência agrária
Interdisciplinaridade
Pesquisa-extensionista
Questão agrarian
Educação jurídica
Agrarian residence
Interdisciplinarity
Research-extension
Agrarian question
Legal education
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Cidade de Goiás (RCG)
Citação: MOREIRA, Erika Macedo; SEVA, Janaína Tude; FOGAÇA, Sarah. Estágio interdisciplinar de residência agrária: articulando ações de pesquisa e extensão entre estudantes da graduação e da pós graduação em direitos sociais do campo/ residência agrária – UFG/ CNPq/ INCRA-PRONERA. Revista UFG, Goiânia, v. 16, n. 19, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48620/23861.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17900
Data de publicação: Dez-2016
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