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Campo DCValorIdioma
dc.creatorArrais, Cristiano Alencar-
dc.creatorMaia, Júlio César Apolinário-
dc.creatorMelo, André Luiz-
dc.creatorLima, Daniel Andrulis-
dc.date.accessioned2019-08-14T12:09:25Z-
dc.date.available2019-08-14T12:09:25Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationARRAIS, Cristiano Alencar; MAIA, Júlio César Apolinário; MELO, André Luiz; LIMA, Daniel Andrulis. Patiocularidades: um exame da relação entre história e narrativa audiovisual a partir de sua dimensão prática. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 23, p. 73-92, ago./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/56168/26856.pt_BR
dc.identifier.issne- 2179-2925-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17917-
dc.description.abstractThe article approaches the process of production of the documentary “Patiocularidades” from the reflections on audiovisual narrative. It problematizes the process of expansion of the concept of narrative within historiography and its relationship with distinct processes of narrativization of experience, especially those associated with the theme of temporality. By taking as “experimental design” the different ways in which the Pátio das Humanidades of the Federal University of Goiás is represented by its goers, it positions itself in favor of the incorporation of audiovisual narratives as an important professional area of historians today, when the interest is increasing by the past. He also argues that the ability of instrumental management of processes of narrativization and fictionalization, combined with the self-reflexive dimension of the historian’s formation, enables the historian to contribute to the debate about the public uses of history.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo aborda el proceso de producción del documental “Patiocularidades” a partir de las reflexiones sobre narrativa audiovisual. Problematiza el proceso de expansión del concepto de narrativa dentro de la historiografía y su relación con distintos procesos de narrativización de la experiencia, en especial aquellas asociadas al tema de la temporalidad. Al tomar como “campo de prueba” los diferentes modos como el Patio de las Humanidades de la Universidad Federal de Goiás es representado por sus frecuentadores, se posiciona en favor de la incorporación de las narrativas audiovisuales como una importante área de actuación de los historiadores de hoy, cuando es creciente el interés por el pasado. Defiende también que el dominio del manejo instrumental de los procesos de narrativización y ficcionalización, aliados a la dimensión autorreflexiva propia de la formación del historiador, posibilita al mismo contribuir con el debate sobre los usos públicos de la historia.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativa audiovisualpt_BR
dc.subjectDocumentarismopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectAudiovisual narrativept_BR
dc.subjectDocumentarismpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectDocumentalismopt_BR
dc.titlePatiocularidades: um exame da relação entre história e narrativa audiovisual a partir de sua dimensão práticapt_BR
dc.title.alternativePatiocularidades: an analisis of the relationship between history and audiovisual narrative from its practical dimensionpt_BR
dc.title.alternativePatiocularidades: un examen de la relación entre historia y narrativa audiovisual desde su dimensión práticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda o processo de produção do documentário “Patiocularidades” a partir das reflexões sobre narrativa audiovisual. Problematiza o processo de expansão do conceito de narrativa dentro da historiografia e sua relação com distintos processos de narrativização da experiência, em especial aquelas associadas ao tema da temporalidade. Ao tomar como campo de teste os diferentes modos como o Pátio das Humanidades da Universidade Federal de Goiás é representado por seus frequentadores, posiciona-se em favor da incorporação das narrativas audiovisuais como uma importante área de atuação dos historiadores hodiernamente, quando é crescente o interesse pelo passado. Defende também que o domínio do manejo instrumental dos processos de narrativização e ficcionalização, aliado à dimensão autorreflexiva própria da formação do historiador, possibilita ao mesmo contribuir com o debate sobre os usos públicos da história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/revufg.v18i23.56168-
dc.publisher.departmentFaculdade de História - FH (RG)pt_BR
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