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dc.creatorNunes, Natália Macedo-
dc.date.accessioned2019-08-29T12:02:06Z-
dc.date.available2019-08-29T12:02:06Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.citationNUNES, Natália Macedo. Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência: um estudo bibliográfico. Polyphonía, v. 22, n. 1, p.1-18, jan./jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/21206.pt_BR
dc.identifier.issne- 2238-8850-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18042-
dc.description.abstractThe theme of this study is vocational formation from the perspective of including the disabled in the school environment. This study was qualitatively characterized by the struggle of this group, taking into account subjectivity, values and beliefs. A literature search was undertaken in which dialectical materialism was used as a paradigm to come up with answers to the research problem. The study set out to analyze the skills needed by professionals working with inclusion, present the principles which underlie vocational formation, highlight factors which influence how inclusion is thought out, investigate the relationship between inclusion and PE, and finally, describe the challenges which inclusion presents for the school. It was found that there has been little investment or interest on the part of public authorities in the welfare of this group. In other words, without political and financial commitment to the educational system little can be changed. The lack of information at the initial formation phase of professionals was also a major factor for this research, as was awareness of the importance of ongoing formation and professional training. Consequently, the authors intend to undertake further study on inclusive education as they believe that the process of awareness of social and educational inclusion will be brought about through the united efforts of society participants.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherMaria de Fátima Cruvínelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectVocational formationpt_BR
dc.titleFormação de professores na perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência: um estudo bibliográficopt_BR
dc.title.alternativeTeacher formation from the perspective of inclusion of the disabled: a bibliographical studypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como tema a formação profissional na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. A luta desse grupo caracterizou qualitativamente o trabalho, levando em consideração a subjetividade, valores e crenças. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual utilizamos como paradigma o materialismo dialético para encontrar respostas à problemática da pesquisa. Dessa forma, temos como objetivos estudar as competências necessárias ao profissional que trabalha com a inclusão, apresentar princípios que norteiam a formação profissional, destacar fatores que influenciam a forma como a inclusão é pensada, investigar a relação da inclusão com a Educação Física e, finalmente, descrever alguns desafios encontrados pela inclusão nas instituições escolares. Constatou-se que pouco tem sido o investimento e o interesse dos órgãos públicos com o bem-estar desse grupo, ou seja, sem um compromisso político e financeiro com o sistema educacional, pouco pode ser mudado. A ausência de informação ainda na formação inicial dos profissionais também foi um fator de destaque para esta pesquisa, na medida em que se levantou a importância da constante formação e a capacitação profissional. Assim, pretendemos aprofundar os estudos sobre a educação inclusiva, pois acreditamos que o processo de conscientização acerca da inclusão social e educacional se efetivará por meio da união dos participantes da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rp.v22i1.21206-
dc.publisher.departmentCentro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) - RGpt_BR
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