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dc.creatorSantos, Dayanna Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-09-10T13:01:02Z-
dc.date.available2019-09-10T13:01:02Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayanna Pereira. Civilização, violência e educação: uma leitura a partir de Freud e Adorno. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 529-548, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/52261/26808.pt_BR
dc.identifier.issne- 1981-8416-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18110-
dc.description.abstractAbstrac t: This article proposes the reflection on some points of the thinking of Adorno and Horkheimer and the Freudian theory, emphasizing the thematic of the existence and the violence in the tension between the collective and the individuality. In order to do so, it seeks to identify the roots of the conflict between the drives and the culture and the form that repression appears in civilization. Under this theoretical framework, reflection on individual-society will aim to highlight apparent and abstruse frames and links operative in the civilizing process in resistance and opposition to the consubstantiation of the subject with the external reality and the vows of violence foreshadowed by capitalist society.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo discute algunos puntos del pensamiento de Adorno y Horkheimer y de la teoría freudiana, destacando el tema de la existencia y la violencia en la tensión entre la colectividad y la individualidad. Para ello, se busca identificar las raíces del conflicto entre las pulsiones y la cultura y cómo la represión aparece en la civilización. En este marco teórico, la reflexión sobre individuo-sociedad tendrá el objetivo de enaltecer tramas y enlaces aparentes y complicados que actúan en el proceso civilizatorio en resistencia y oposición a la consubstancialización del sujeto con la realidad exterior y los votos de violencia presagiados por la sociedad capitalista.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherDiane Valdezpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCivilizaçãopt_BR
dc.subjectRepressãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectCivilizationpt_BR
dc.subjectRepressionpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHumanizationpt_BR
dc.subjectCivilizaciónpt_BR
dc.subjectRepresiónpt_BR
dc.subjectViolenciapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectHumanizaciónpt_BR
dc.titleCivilização, violência e educação: uma leitura a partir de Freud e Adornopt_BR
dc.title.alternativeCivilization, violence and education: a reading from Freud and Adornopt_BR
dc.title.alternativeCivilizacion, violencia y educacion: una lectura a partir de Freud y Adornopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute alguns pontos do pensamento de Adorno e Horkheimer e da teoria freudiana, destacando-se a temática da existência e da violência na tensão entre a coletividade e a individualidade. Para tanto, busca-se identificar as raízes do conflito entre as pulsões e a cultura e a forma com que a repressão comparece na civilização. Sob esse marco teórico, a reflexão sobre sujeito-sociedade terá como objetivo realçar tramas e enlaces aparentes e abstrusos operantes no processo civilizatório em resistência e oposição à consubstancialização do sujeito com a realidade exterior e os votos de violência prenunciados pela sociedade capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/ia.v43i2.52261-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação (FE) - RGpt_BR
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