Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Álcio Crisóstomo-
dc.creatorMaia, Júlio César Apolinário-
dc.date.accessioned2019-11-26T13:27:44Z-
dc.date.available2019-11-26T13:27:44Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Álcio Crisóstomo; MAIA, Júlio César Apolinário. A educação física escolar no contexto da contrarreforma do ensino médio (lei nº 13.415): a resistência pela insistência na crítica e na articulação ciência, cultura e trabalho. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, e54757, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54757/33863.pt_BR
dc.identifier.issne- 1980-6183-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18372-
dc.description.abstractA gramscian optic asks how a world certain conception becomes hegemony. His suspicion is bourgeois revolutions created the conditions for the new productive matrix emergence, at the same time they inaugurated a new education system that is developed by the constant modern cultural organizations reform. This study sought to understand, through this thesis, the Physi-cal Education’s place in the current Brazilian High School counteracting moment, therefore ascertains the participation of the sport, in its performance version, in the modern collective subject education, as well as the resistance, through radical criticism, to this rational proce-dure. It’s guided by Dialectical Historical Materialism, with a comprehensive and biblio-graphical typology.pt_BR
dc.description.abstractLa óptica gramsciana indaga como una determinada concepción del mundo se convierte en hegemonía. Su sospecha es que las revoluciones burguesas crearon las condiciones para el surgimiento de una nueva matriz productiva, al mismo tiempo en que inauguraron un podero-so sistema de educación que se desarrolla por la constante reforma de las organizaciones cul-turales modernas. El presente estudio busca comprender, delante de esa tese, el lugar de la Educación Física en el actual versión performance en la educación del sujeto colectivo mo-derno, bien como la resistencia, por medio de la crítica radical, a ese procedimiento racional. Se orienta por el Materialismo Histórico Dialéctico con tipología comprensiva y bibliográfica.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFGpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherHeitor de Andrade Rodriguespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectLei nº 13.415pt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectPedagogical work organizationpt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectLaw n. 13.415pt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectOrganización del trabajo pedagógicopt_BR
dc.subjectEducación física escolarpt_BR
dc.subjectLey n. 13.415pt_BR
dc.subjectPedagogía críticapt_BR
dc.titleA educação física escolar no contexto da contrarreforma do ensino médio (lei nº 13.415): a resistência pela insistência na crítica e na articulação ciência, cultura e trabalhopt_BR
dc.title.alternativeSchool physical education in the counteracting high school context (law n. 13.415): the counterfire by the critical insistence and the articulation science, culture and workpt_BR
dc.title.alternativeLa educación física escolar en el contexto de la contra-reforma de la enseñanza media (ley n. 13.415): el contrafuego por la insistencia en la crítica y en la articulación ciencia, cultura y trabajopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA ótica gramsciana indaga como uma determinada concepção de mundo se converte em he-gemonia. Sua suspeita é que as revoluções burguesas criaram as condições para o surgimento de uma nova matriz produtiva, ao mesmo tempo em que inauguraram um poderoso sistema de educação que se desenvolve pela constante reforma das organizações culturais modernas. O presente estudo busca compreender, diante dessa tese, o lugar da Educação Física no atual momento de contrarreforma do Ensino Médio brasileiro, para tanto examina a participação do esporte em sua versão performance na educação do sujeito coletivo moderno, bem como a resistência, por meio da crítica radical, a esse procedimento racional. Orienta-se pelo materia-lismo histórico dialético, com tipologia compreensiva e bibliográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.identifier.doi10.5216/rpp.v22.54757-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Dança (FEFD) - RGpt_BR
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Álcio Crisóstomo Magalhães - 2019.pdf195,07 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons