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dc.creatorSilva Filho, Raimundo Martins da-
dc.date.accessioned2020-09-28T16:00:04Z-
dc.date.available2020-09-28T16:00:04Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Raimundo. Hipervisualização e territorialização: questões da cultura visual. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 13, n. 22, p. 19-31, jul./dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1415-9902-
dc.identifier.issne- 2176-1043-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19101-
dc.description.abstractTaking the ‘pictorial turn’ and its consequences as reference, this text focus on a discussion about art and image as cultural processes, emphasizing the concepts of ‘hyper visualization’ and ‘visual territorialization’. It also underlines the way visual experience involves and influences individuals creating links with their images repertoire and gaining force as symbolic and subjective expression. It analyses links between visual culture and education examining the concepts of interpretation, power, critic and agency and its interrelations as principles that support visual culture education.pt_BR
dc.description.abstractTomando como referencia el ‘giro pictórico’ y sus desdoblamientos, este texto tiene como foco una discusión sobre arte e imagen como procesos culturales destacando los conceptos de ‘híper visualización’ y ‘teritorialización visual’. Destaca, aún, el modo como la experiencia visual acerca e influencia los individuos facilitando links con sus repertorios de imágenes, pudiendo ganar fuerza como expresión subjetiva y simbólica. Analiza los vínculos entre cultura visual e educación examinando los conceptos de interpretación, poder, crítica y agencia e sus inter-relaciones, principios que fundamentan la educación de la cultura visual.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectImagenpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleHipervisualização e territorialização: questões da cultura visualpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTomando como referência a ‘virada imagética’ e seus desdobramentos, este texto tem como foco uma discussão sobre arte e imagem como processos culturais destacando os conceitos de ‘hipervisualização’ e ‘territorialização visual’. Ressalta, também, o modo como a experiência visual envolve e influencia os indivíduos facilitando links com seus repertórios imagéticos e podendo ganhar força como expressão subjetiva e simbólica. Analisa vínculos entre cultura visual e educação examinando os conceitos de interpretação, poder, crítica e agência e suas inter-relações como princípios que fundamentam a educação da cultura visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.15603/2176-1043/el.v13n22p19-31-
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)pt_BR
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