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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Ednei Morais-
dc.creatorNogueira, Wanderson Carvalho-
dc.date.accessioned2020-11-17T13:12:19Z-
dc.date.available2020-11-17T13:12:19Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Wanderson Carvalho. Determinantes de disclosure do ativo intangível nos maiores clubes de futebol do Brasil. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19255-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDisclosurept_BR
dc.subjectAtivo intangívelpt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.titleDeterminantes de disclosure do ativo intangível nos maiores clubes de futebol do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of disclosure of intangible assets at the largest soccer clubs in Brazilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoNo futebol, o ativo mais significativo é o intangível, pois nele estão contidos os direitos federativos dos atletas, sendo necessária uma divulgação transparente das demonstrações contábeis nos clubes. Diante disso, o objetivo deste artigo foi identificar quais as variáveis que influenciaram o nível de divulgação do ativo intangível nas demonstrações contábeis dos doze clubes “grandes” e mais valiosos do Brasil (segundo estudo da BDO de 2017) após o CPC-04 (ativo intangível) entrar em vigor. Foram analisadas variáveis por meio de um modelo de regressão com dados em painel. Os dados foram obtidos por meio das demonstrações contábeis de 2013 a 2017 dos referidos clubes. Os resultados apontaram que a variável “receitas totais” influenciou, de maneira positiva, o nível de divulgação do intangível, ou seja, quanto maior a receita dos clubes analisados, maior o nível de divulgação do intangível nas demonstrações contábeis. As variáveis “desempenho no campeonato brasileiro”, “representatividade do intangível” e “retorno sobre o investimento”, porém, não se mostraram significativas estatisticamente, de modo que não foi possível inferir qualquer relação entre estas variáveis e o nível de divulgação do ativo intangível nas demonstrações contábeis analisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Ednei Morais-
dc.contributor.referee1Souza, Emerson Santana de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Ionara Lúcia de Melo Castro-
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)pt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeis (RG)pt_BR
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