Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Marco André Franco de-
dc.creatorFigueiredo, Francisco José Quaresma de-
dc.date.accessioned2021-05-26T13:21:57Z-
dc.date.available2021-05-26T13:21:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Francisco José Quaresma; SILVA, Suelene Vaz da. Interações telecolaborativas na aprendizagem de línguas estrangeiras: foco no uso dos recursos do aplicativo computacional Openmeetings. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p. 133-172, jan./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issne- 2175-8026-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19527-
dc.description.abstractThis paper reports and discusses a study in a foreign language classroom and seeks to understand the interaction and collaboration among learners in the process of writing and rewriting texts in English. In order to do so, we conducted a qualitative research, in which we recorded audio interactions of the students, observed classes, interviewed participants and analyzed the texts produced by them. The classes involved writing and rewriting activities, and during them the students interacted and collaborated with their peers. Through the interactions, we observed that students have become more attentive authors because they were able to reflect upon the mistakes they committed and that were corrected in collaboration with their peers. We have also noticed an exchange of language skills, since a more proficient author in English could help their peer in the process of writing and rewriting texts.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectCollaborative learningpt_BR
dc.subjectRewritingpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.titleInteração e colaboração no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo relata e discute um estudo realizado em uma sala de aula de língua estrangeira e busca compreender como se dá a interação e a colaboração entre os aprendizes no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesa. Para isso, realizamos uma investigação qualitativa em que gravamos em áudio as interações dos alunos, observamos as aulas, entrevistamos os participantes e analisamos os textos produzidos por eles. As aulas envolviam tarefas de escrita e, também, de reescrita de textos e, durante elas, os alunos interagiram e colaboraram com seus pares. Nas interações, pudemos observar que os alunos se tornaram autores mais atentos por poderem refletir sobre os erros que cometiam e que eram corrigidos em colaboração com os pares. Notamos, também, a troca de conhecimentos linguísticos, visto que um autor mais proficiente na língua inglesa pôde auxiliar o outro na escrita e na reescrita dos textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.5007/2175-8026.2014n66p133-
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marco André Franco de Araújo - 2015.pdf405,37 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons