Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cruvinel, Bruna de Paula-
dc.creatorSilva, Thaís Araújo da-
dc.date.accessioned2021-06-16T13:55:38Z-
dc.date.available2021-06-16T13:55:38Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Araújo da. A educação infantil e o jogo na revista Pensar a Prática: uma análise histórico-cultural da produção científica da educação física. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19586-
dc.description.abstractThis study consists of a monographic work of course completion, which is entitled: Early childhood education and the game in the magazine Pensar a Prática: a historical-cultural analysis of the scientific production of physical education. It aimed to analyze the productions that involved children's education and the game, being produced by the field of physical education, and thus to identify which pedagogical conceptions of learning are grounding the articles produced by the field. From the work productions in the area, specifically using the game, since it is one of the themes of body culture, and one of the most playful themes to work on in early childhood education, four articles were identified that dealt with the theme within these delimitations. In general, the articles didn't go into great detail about the concept of the game, they talked about it, about its contribution to teaching, but the centrality and focus was given to the other subject as a whole, such as aggressiveness, gender, fights, and physicality. About the pedagogical conceptions of physical education, in the analyzed articles, only one of the articles explicitly mentioned which conception was used, and brought in its title the adopted conception. With the result of the research, it was noticed a deficit in the production of knowledge of physical education with attention focused on early childhood education and the game.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogo e brincadeirapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleA educação infantil e o jogo na revista Pensar a Prática: uma análise histórico-cultural da produção científica da educação físicapt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education and the game in the magazine Pensar a Prática: a historical-cultural analysis of physical education scientific productionpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste estudo consiste em um trabalho monográfico de conclusão de curso, que tem como título: A educação infantil e o jogo na revista pensar a prática: uma análise histórico-cultural da produção científica da educação física. Objetivou-se analisar as produções que envolviam a educação infantil e o jogo, sendo ele produzido pelo campo da educação física, e assim identificar quais as concepções pedagógicas de aprendizagem estão fundamentando os artigos produzidos pelo campo. A partir das produções de trabalho na área, em específico utilizando se do jogo, pois sendo ele um dos temas da cultura corporal, e um dos temas mais lúdicos para se trabalhar na educação infantil, foram identificados quatro artigos que tratavam sobre a temática dentro dessas delimitações. De maneira geral os artigos não traziam grandes aprofundamentos a respeito do conceito do jogo, falavam sobre ele, sua contribuição para o ensino, mas a centralidade e o foco se davam para o outro assunto em conjunto, como exemplo, a agressividade, o gênero, as lutas e a corporiedade. Sobre as concepções pedagógicas da educação física, nos artigos analisados, apenas um dos artigos citou de forma explícita qual concepção utilizada, e trazia em seu título a concepção adotada. Com o resultado da pesquisa percebeu-se um déficit da produção de conhecimento da educação física com a atenção voltada para a educação infantil e o jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Cruvinel, Bruna de Paula-
dc.contributor.referee1Zanotto, Luana-
dc.contributor.referee1Brito, Pâmela Gomes de-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)pt_BR
dc.publisher.courseEducação Física (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Thaís Araújo da Silva - 2021.pdf422,87 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons