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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zanotto, Luana-
dc.creatorCoutinho, Danillo Santos-
dc.date.accessioned2021-06-28T15:43:05Z-
dc.date.available2021-06-28T15:43:05Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Danillo Santos. Corpo, gestos e movimentos na educação infantil: uma análise sob o olhar da Educação Física na rede municipal de Goiânia-GO. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19631-
dc.description.abstractThis study is situated in the context of social research and its main goal was to analyze the work with the body, gestures and movements in the curricular organization of Preschool Education. The specific objectives were to identify the conceptions and guidelines of the work with the body, gestures, and movements with Preschool children from the document analysis of normative references; to understand the role of the area Preschool Education from the extended curriculum document for Preschool Education in Goiás and; to empirically analyze the pedagogical proposals developed in the perspective of work from the point of view of teachers working in RME Goiânia, Goiás-Brazil. For the theoretical foundation of this study a bibliographic review was carried out, which included articles, theses, dissertations, book chapters, and online publications of books that approached topics such as childhood, child, Preschool Education, and physical education. The normative documents for Early Childhood Education were analyzed in interface with Physical Education, body, gestures, and movements in documentary research. The field research was conducted through interviews with four teachers from different institutions of the municipal network of Preschool Education located in Goiânia to investigate which controversies emerge from the presence and work of the Physical Education teacher in this stage of Basic Education and how this teacher guides and materializes the pedagogical practice of the RME of the participating municipality. The interviews showed that there is still little knowledge about the curriculum documents, although they believe they are important advances in Brazilian education regarding Preschool Education and its relationship with Physical Education. It was possible to understand that, for them, working with the body, gestures, and movements favors the child's biopsychosocial development and essential skills for his/her future life.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCorpo, gestos e movimentospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleCorpo, gestos e movimentos na educação infantil: uma análise sob o olhar da Eucação Física na rede municipal de Goiânia-GOpt_BR
dc.title.alternativeBody, gestures and movements in preschool education: an analysis under the perspective of Physical Education in the municipal school of Goiânia-GOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está situado no contexto da pesquisa social e teve como principal objetivo analisar o trabalho com o corpo, gestos e movimentos na organização curricular da Educação Infantil. Consistiram nos objetivos específicos identificar as concepções e orientações do trabalho com o corpo, gestos e movimentos com crianças da pré-escola a partir da análise documental dos referenciais de caráter normativo; compreender o papel da área na Educação Infantil a partir do documento curricular ampliado para a Educação Infantil de Goiás e; analisar empiricamente as propostas pedagógicas desenvolvidas na perspectiva de trabalho sob o olhar dos professores que atuam na RME Goiânia, Goiás-Brasil. Para a fundamentação teórica deste estudo foi realizada a revisão bibliográfica que contou com artigos, teses, dissertações, capítulos de livros, publicações on-line de livros que abordavam temas como infância, criança, educação infantil e Educação Física. Foram analisados os documentos normativos para a Educação Infantil em interface com a Educação Física, corpo, gestos e movimentos em pesquisa documental. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com quatro professores de diferentes instituições da rede municipal de Educação Infantil situadas em Goiânia para investigar quais as controvérsias emergidas da presença e trabalho do docente da Educação Física nesta etapa da Educação Básica e como este professor orienta e materializa a prática pedagógica da RME do município participante. As entrevistas permitiram constatar que há pouco conhecimento ainda acerca dos documentos curriculares, embora acreditem que eles sejam importantes avanços na educação brasileira no que diz respeito à Educação Infantil e sua relação com a Educação Física. Foi possível compreender que para eles, o trabalho com o corpo, gestos e movimentos favorecem o desenvolvimento biopsicossocial da criança e de habilidades essenciais para sua vida futura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Zanotto, Luana-
dc.contributor.referee1Guimarães, Juracy da Silva-
dc.contributor.referee1Santos, Marcus Vinícius Coimbra dos-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)pt_BR
dc.publisher.courseEducação Física (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

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