Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noeli Batista dos-
dc.creatorSantos, Alessandra de Faria-
dc.creatorNarcizo, Ana Flávia Martins-
dc.creatorNeves, Camila Rodrigues-
dc.creatorSilva, Santina da Costa-
dc.date.accessioned2021-06-28T15:53:04Z-
dc.date.available2021-06-28T15:53:04Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra de Faria; NARCIZO, Ana Flávia Martins; NEVES, Camila Rodrigues; SILVA, Santina da Costa. Análise da importância da formação docente específica para o ensino das artes visuais: estudo exploratório em uma escola pública na cidade de Cavalcante-GO. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19632-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the importance of teacher training for the pedagogical practices of the visual arts discipline, as well as its specific objectives: to know the perceptions and reality of the training of teachers who already work in the discipline of visual arts in the school studied ; evidence pedagogical practices and understand the meanings, limits, challenges and possibilities surrounding the teaching performance in arts. With that, it was discussed about the relevance of having a professional with qualification for this educational purpose, both for the theoretical surveys, as for the experiences in the internships and in the research. Therefore, the qualitative approach was used as a method, this through the following methodological steps: participant observation and records built during the supervised internship period, bibliographic research on authors who have already discussed the theme, field research based on a semistructured interview (via e-mail) with two art teachers in the basic education of a public school in the city of Cavalcante-Goiás. Thus, from the data analysis it was possible to perceive that not unlike the impressions obtained initially in the internship, the educational unit remains with artistic teaching limited to conventional practices, in which specific training in visual arts is not yet a relevant criterion for the dimensioning of educators who work with this discipline. Finally, through the study carried out, it was possible to identify the need to build new practices, to improve what is working and to give more value to teacher education in the visual arts.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesafios e possibilidadespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectTeaching of visual artspt_BR
dc.subjectPedagogical praticespt_BR
dc.subjectChallenges and possibilitespt_BR
dc.titleAnálise da importância da formação docente específica para o ensino das artes visuais: estudo exploratório em uma escola pública na cidade de Cavalcante-GOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar a importância da formação docente para as práticas pedagógicas da disciplina de artes visuais, bem como teve como objetivos específicos: conhecer as percepções e a realidade da formação de professores(as) que já atuam na disciplina de artes visuais na escola estudada; evidenciar as práticas pedagógicas e compreender os significados, os limites, os desafios e as possibilidades em torno da atuação docente em artes. Com isso, discutiu-se sobre a relevância de se ter um profissional com habilitação para este fim educativo tanto pelos levantamentos teóricos, quanto pelas vivências nos estágios e na pesquisa. Para tanto, foi utilizado como método a abordagem qualitativa, isso através das seguintes etapas metodológicas: observação participante e registros construídos no período de estágio supervisionado, pesquisa bibliográfica em autores que já discorreram sobre a temática, pesquisa de campo a partir de entrevista semiestruturada (via e-mail) junto a duas professoras de artes no ensino básico de uma escola pública do município de Cavalcante-Goiás. Assim, a partir da análise de dados foi possível perceber que não foi diferente das impressões obtidas inicialmente no estágio, a unidade educativa permanece com o ensino artístico limitado às práticas convencionais, nas quais a formação específica em artes visuais ainda não é critério de relevância para o dimensionamento dos educadores que trabalham com esta disciplina. Enfim, por meio do estudo realizado foi possível identificar a necessidade de se construir novas práticas, de se aprimorar aquilo que está dando certo e de se valorizar mais a formação docente em artes visuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noeli Batista dos-
dc.contributor.referee1Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira-
dc.contributor.referee1Rosa, Maria de Fátima França-
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes Visuais - FAV (RG)pt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuais (EAD)pt_BR
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Artes Visuais - Alessandra de Faria Santos - 2021.pdf474,73 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons