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dc.creatorPaula, Marcelo Ferraz de-
dc.date.accessioned2021-07-06T14:17:41Z-
dc.date.available2021-07-06T14:17:41Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationPAULA, Marcelo Ferraz de. Intruso, incômodo e urgente: lugares do testemunho no ensino de literatura. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 121, dez. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1516-5159 -
dc.identifier.issne- 2317-8086-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19660-
dc.description.abstractIn this paper we discuss some contributions of testimonial texts to basic literature teaching. We develop an analysis of how the “testimonial literature” is addressed in oficial documents, textbooks and in some pedagogical projects. The research indicates the necessity of improving the work with testimonials in literature classes, defending its approach importance, focusing on the reflexive opening occasioned by such testimonial in relation to the links between fiction and reality, aesthetic pleasure, literature’s function and human rights.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.subjectPrazer estéticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTestimonypt_BR
dc.subjectAesthetic pleasurept_BR
dc.titleIntruso, incômodo, urgente: lugares do testemunho no ensino de literaturapt_BR
dc.title.alternativeIntrusive, unconfortable, urgent: the places of testimony in literature classpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo discutimos algumas contribuições do uso de textos testemunhais para o ensino de literatura na educação básica. Analisamos criticamente referências a certa “literatura de testemunho” presentes em documentos oficiais da educação, livros didáticos e projetos pedagógicos. A pesquisa indica a necessidade de se aprimorar o trabalho com o testemunho nas aulas de literatura, defendendo a relevância de sua abordagem, com destaque para a abertura reflexiva que o testemunho provoca em relação aos vínculos entre ficção e realidade, formação ética e prazer estético, interdisciplinaridade e direitos humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.11606/va.v0i28.98658-
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)pt_BR
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