Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19759
Tipo do documento: TCC
Título: Os desafios da efetivação do direito à educação de alunos com o transtorno do espectro autista no município de Goiás
Título(s) alternativo(s): The challenges of realizing the right to education of students with autism spectrum disorder in the municipality of Goiás
Autor: Soares, Laís Antônia
Primeiro orientador: Moreira, Érika Macedo
Primeiro membro da banca: Moreira, Érika Macedo
Sevá, Janaína Tude
Porto, Claúdio de Agatão
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou conhecer os principais desafios para a efetivação do direito à educação de crianças e jovens com TEA- Transtorno do Espectro Autista, considerando que o mesmo tem muitas especificidades que podem desafiar a efetivação da inclusão desses alunos na rede de ensino regular. Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica para identificar o percurso histórico da inclusão/ exclusão das pessoas diferentes, os marcos normativos dos tempos recentes, os avanços e os retrocessos, a concepção do autismo na definição da ciência, seu enquadramento como deficiência para os efeitos legais, a dicotomia entre a previsão e a efetivação da inclusão e reflexões acerca do conceito de igualdade, normalidade e anormalidade e a importância dos dados e estatísticas CAMPUS GOIÁS/ UFG para o estabelecimento de mudanças sociais e políticas públicas que estejam alinhadas aos objetivos da inclusão. Tendo o suporte bibliográfico como a base para compreender a realidade, trazemos então a pesquisa qualitativa/quantitativa ocorrida na Secretária de Educação do Município de Goiás acerca dos alunos com TEA matriculados na rede de ensino regular, cujo foco foi identificar o número de alunos, os direitos previstos pela legislação que estão sendo garantidos e os principais impasses para inclusão desses alunos e as políticas e metodologias que são adotadas, sem isto, consideramos que não será possível falar sobre inclusão, mas, somente de inserção e matrícula de estudantes com deficiência ou transtornos na escola, sem que se atendam suas necessidades e se garanta seus direitos, conforme prevê a legislação brasileira.
Abstract: This Course Conclusion Work aimed at knowing the main challenges for the realization of the right to education for children and young people with ASD - Autistic Spectrum Disorder, considering that it has many specificities that can challenge the effective inclusion of students in the education network. regular education. To this end, we adopted a bibliographic search to identify the historical path of inclusion / exclusion of different people, the normative milestones of recent times, the advances and setbacks, the concept of autism in the definition of science, its framing as a disability for legal effects , the dichotomy between forecasting and effecting inclusion and reflections on the concept of equality, normality and abnormality and the importance of data and statistics for the establishment of social changes and public policies that are aligned with the objectives of inclusion. Having the bibliographic support as a basis to understand the reality, we bring then the qualitative / quantitative research that took place in the Secretary of Education of the Municipality of Goiás about students with ASD enrolled in the regular education network, whose focus was to identify the number of students, the rights arising from the legislation that are being guaranteed and the main impasses for the inclusion of students and as policies and methodologies that are adopted, without this, we consider that it will not be possible to talk about inclusion, but only the insertion and enrollment of students with disabilities or disorders at school, without meeting their needs and guaranteeing their rights, as provided by Brazilian law.
Palavras-chave: Direito
Inclusão
Saúde
Right
Inclusion
Health
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Cidade de Goiás (RCG)
Nome do curso: Direito (RCG)
Citação: SOARES, Laís Antônia. Os desafios da efetivação do direito à educação de alunos com o transtorno do espectro autista no município de Goiás. 2021.66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Unidade de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19759
Data de publicação: 4-Jun-2021
Aparece nas coleções:CG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Direito - Laís Antônia Soares - 2021.pdf657,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons