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dc.contributor.advisor1Pietrafesa, José Paulo-
dc.creatorMoreira, Diogo de Assis-
dc.date.accessioned2021-09-22T13:28:38Z-
dc.date.available2021-09-22T13:28:38Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationMOREIRA, Diogo de Assis. Escola pública como patrimônio imaterial. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19899-
dc.description.abstractThis course conclusion work, entitled “Public School as Immaterial Patrimony”, was born out of concerns raised in the discipline “Patrimony and Museum: problems for teacher training”. In the mid-twentieth century, the tendency to identify and preserve patrimony emerged, driven by the work of the French historian Pierre Nora (1989) - Les lieux de mémoire. The author draws attention to symbolic places that gave identity to a group, emphasizing the urgency of attributing or recovering its value. The research question that this monography has the task of discussing is: how to attribute value and recognition of the public school as an immaterial patrimony in a world dictated by ideological and hegemonic processes of the “globalization of perversity”. This qualitative research took place through a bibliographic survey, in order to better clarify the theme. The objective of this work is to make explicit the cultural and intellectual heritage also produced within this memorable space, the school, as something valuable and meritorious, a patrimony of immaterial nature. This work elucidates that the recognition desired here will not be achieved in a simple way, as these writings are insufficient to theorize and present effective solutions.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio imaterialpt_BR
dc.titleEscola pública como patrimônio imaterialpt_BR
dc.title.alternativePublic school as immaterial patrimonypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, intitulado de “Escola Pública como Patrimônio Imaterial”, nasceu de inquietações suscitadas na disciplina “Patrimônio e Museu: problemáticas para a formação docente”. Em meados do século XX surgiu a tendência de identificação e preservação dos patrimônios, impulsionado pelo trabalho do historiador francês Pierre Nora (1989) - Les lieux de mémoire. O autor chama a atenção para lugares simbólicos que davam identidade a um grupo, salientando a urgência de atribuição ou recuperação de seu valor. A questão de pesquisa que esta monografia tem a incumbência de discorrer é: como atribuir valor e reconhecimento da escola pública como patrimônio imaterial em um mundo ditado por processos ideológicos e hegemônicos da “globalização da perversidade”. Esta pesquisa de caráter qualitativo se deu por intermédio de levantamento bibliográfico, no intuito de melhor clarificar a temática. O objetivo deste trabalho é o de explicitar as heranças culturais e intelectuais também produzidas dentro deste espaço memorável, a escola, como algo digno de valor e benemérito, um patrimônio de natureza imaterial. Este trabalho elucida que o reconhecimento aqui almejado não será alcançado de forma simples, pois estes escritos são insuficientes para teorizar e apresentar soluções eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Pietrafesa, José Paulo-
dc.contributor.referee1Gomide, Cristina Helou-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)pt_BR
dc.publisher.coursePedagogia (RG)pt_BR
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