Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Simei Araújo-
dc.creatorMeloni, Carmen de Pina-
dc.date.accessioned2021-09-29T14:24:15Z-
dc.date.available2021-09-29T14:24:15Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationMELONI, Carmen de Pina. Aspectos históricos da música e sua importância para a educação infantil. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/19930-
dc.description.abstractAfter teaching as an auxiliary teacher at Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) and in a pre-school institution in Goiânia, the researcher noticed that music was not used as much as it should with 4 and 5-year-old children. As a result of that, the present work discusses historical aspects of the relevance of music for humanity’s cultural development. Music’s function and its modifications throughout time made the creation of a thematic project for children’s education possible. The researcher also tried to instigate professionals without any musical specialization to study more about its theoretic and methodological aspects, in order for them to learn more about the subject. The main goal of the bibliographical research was to stablish a relationship between musical historical aspects and the creation of an integral thematic project for children’s education, focusing on music and involving areas such as social and natural sciences, math and languages. This work proposes itself to explore different possibilities in sound production, encouraging teachers to reinvent their practice with music as well as helping children to identify new sounds, timbres, musical heights and intensities. Therefore, children can understand the importance of rhythms and sound and get motivated to listen to music and repertoires for their own age. The research indicates the many benefits brought by music in the school’s daily life. It also allows the development of many abilities in a growing child, giving them moments of pleasure, fun, sensibility, attention and concentration during socio-cultural and pedagogical activities.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAspectos históricos da música e sua importância para a educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeHistorical aspects of music and its importance for children´s educationpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA partir da experiência como professora auxiliar no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e em uma instituição de pré-escola na cidade de Goiânia, constatou-se que a música era pouco trabalhada com as crianças de 4 e 5 anos. Por isso, este trabalho discute aspectos históricos, possibilitando perceber a relevância da música para a formação cultural da humanidade. A função da música e suas modificações ao longo do tempo viabilizaram a elaboração de um Projeto Temático para a Educação Infantil. Buscou-se também instigar profissionais sem formação especializada em música a realizarem mais estudos sobre aspectos teóricos e metodológicos, proporcionando mais conhecimento acerca deste assunto. O objetivo geral da pesquisa bibliográfica foi de estabelecer uma relação entre o conhecimento dos aspectos históricos da música e a construção de um Projeto Temático Integral para a Educação Infantil, com enfoque na música, envolvendo outras áreas do conhecimento como as ciências naturais e sociais, a matemática e as linguagens. Propõe-se explorar diferentes possibilidades de produção sonora, incentivando os professores a reinventarem o trabalho com a música de forma integrada na Educação Infantil, como identificando novos sons, timbres, alturas e intensidades. Consequentemente, as crianças podem compreender a importância dos ritmos e do som, de forma geral, motivando-as a gostarem de música com repertórios para sua faixa etária. Portanto, por meio do estudo teórico, percebe-se os benefícios do uso da música no cotidiano escolar. Além de propiciar o desenvolvimento de diversas habilidades na criança, possibilita momentos de prazer, diversão, sensibilidade, atenção, concentração em suas atividades pedagógicas, sociais e culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFGpt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simei Araújo-
dc.contributor.referee1Giraldi, Luciana Ponce Bellido-
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)pt_BR
dc.publisher.coursePedagogia (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:FE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Pedagogia - Carmen de Pina Meloni - 2021.pdf894,84 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons