Goiânia(s): uma discussão sobre representações sociais e identidades conferidas à capital goiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-03

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo discute alguns referenciais teóricos e conceituais da categoria “representações sociais”. Discute também as representações sociais produzidas e/ou veiculadas pela imprensa escrita e pela publicidade turística sobre a cidade de Goiânia. Essas representações, que usam como pano de fundo principalmente as características paisagísticas do espaço urbano, dão subsídios à construção de várias imagens sobre a cidade e lhe atribui identidades. Elas, contudo, provavelmente, configuram a situação apontada por Penna (1992) como alter-atribuição de identidade. São classificações originadas na exterioridade do grupo, no modo como Goiânia é reconhecida por determinados agentes sociais. Cabe, portanto, entender como a cidade é pensada e representada por seus moradores. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This paper discusses the theoretical and conceptual references from “social representations” categories. It also analyses the social representations produced and /or transmitted by the press and touristic publicity in Goiânia, Goiás, Brazil. These representations, based on landscape characteristics of urban space as a background, normally support the construction of various images about this city and assign its identities. However, these images probably configure a condition cited in Penna (1992) as self-attribution of identity. They are classifications originated in the exteriority of the group, recognized by determined social agents. Therefore, the representations for this city is determined by its inhabitants. _______________________________________________________________________________________________________________________ RESUMÉN _______________________________________________________________________________________________________________________ Este artículo discute algunas referencias teóricas y conceptuales de la categoría “representaciones sociales”. Discute también las representaciones sociales producidas y/ o difundidas por la prensa escrita y por la publicidad turística sobre la ciudad de Goiânia. Esas representaciones, que sobre todo usan como telón de fondo las características paisajísticas del espacio urbano, dan subsidios a la construcción de varias imágenes sobre la ciudad y le atribuye identidades. Ellas, sin embargo, probablemente, configuran la situación apuntada por Penna (1992) como alter-atribución de identidad.Son clasificaciones originadas en la exterioridad del grupo, en el modo como Goiânia es reconocida por determinados agentes sociales. Por lo tanto, cabe entender como la ciudad es pensada y representada por sus habitantes.

Descrição

v. 4, n. 10, p.86-106, 2010

Palavras-chave

Citação

SILVA, Clarinda Aparecida da; ALMEIDA, Maria Geralda de. Goiânia(s): uma discussão sobre representações sociais e identidades conferidas à capital goiana. Ateliê Geográfico, v. 4, n. 10, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/atelie/article/view/9909/6770>.